Alunos de Arquitetura apresentam projeto de revitalização do Escadão do Bairro Santana

santana3 santana4 santana5 santana6 santana7 santana6 santana5 santana4
<
>

A tradicional escadaria do Bairro Santana poderá ganhar novas cores, em um criativo trabalho de revitalização com pinturas temáticas que evidenciará a cultura da região. A iniciativa surge a partir de especial mobilização, envolvendo a Prefeitura de Manhuaçu, coordenação e estudantes do curso de Arquitetura da Facig (Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu), EMEI Professora Inazir Martins Pires e empresas parceiras, entre outros colaboradores. Vereador Administrador Rodrigo também apoia o projeto.

Na manhã do último sábado 24/11, nova reunião ocorreu na comunidade, realizada no salão da Igreja Católica do bairro. Na oportunidade, os acadêmicos de arquitetura apresentaram projetos elaborados por eles para o ‘Escadão’ e os submeteram à votação por parte dos moradores.

Depois de acirrada votação, foi vencedor o projeto ‘Flore…Ser’, de autoria dos alunos Pryscyla Osório, Sophia Brandão e Timóteo Emerick, inspirado na história de Manhuaçu e seus valores culturais.

Presentes ao encontro, as Secretárias Municipais Luizaura Januário (Educação) e Gena Clara (Cultura e Turismo); Coordenadora da EMEI, Maria Aparecida (Parry) e equipe de profissionais; Professora do curso de Arquitetura da Facig, Lidiane Espíndula, acompanhada de estudantes envolvidos no projeto, e Vereador Adm. Rodrigo.

A parceria proposta para este trabalho de urbanização e conservação de área pública, que interliga a parte alta do bairro à região da rodoviária, foi idealizado pelas Professoras Parry (Coordenadora da EMEI) e Lidiane Espíndula (Arquitetura da Facig). Elas conduziram a reunião e votação de sábado, que elegeu o projeto a ser consolidado no bairro, após concurso realizado pela faculdade de Manhuaçu.

Ao se envolver neste projeto comunitário, os alunos de arquitetura esboçaram em sala de aula suas propostas de melhoria para o visual do local. A partir daí, houve pré-seleção dos trabalhos, e, destes, a apresentação que culminou com a votação por parte dos moradores.

‘O Escadão é legado da comunidade, herança para os alunos da Emei Professora Inazir Martins Pires. O projeto visa melhorar a qualidade de vida dos moradores das proximidades e usuários da escadaria, além de induzir a criatividade e aproximar as pessoas’, pontuou a coordenadora Parry.

Parry agradeceu ao apoio de todos os parceiros. ‘Agradecemos à Prefeitura, especialmente às Secretarias de Educação, Obras e Cultura e Turismo; Vereador Administrador Rodrigo; Professora de Arquitetura, Lidiane Espíndula e alunos envolvidos no projeto; empresas e instituições parceiras, como a FACIG, Sicoob, Auto Pena, Dular, Tinauto, Paiol, e a todos moradores do bairro’, destacou.

De acordo com a Secretária de Educação, Luizaura Januário, o projeto vencedor será apresentado à Prefeita para conhecimento e realização do projeto. ‘Parabenizamos a toda equipe da EMEI Inazir Martins Pires e à coordenação e alunos do curso de Arquitetura da FACIG por esta iniciativa’, elogiou.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *