Manhuaçu: Teste rápido é tema de capacitação de profissionais de saúde

DSC05547 DSC05551 DSC05559 DSC05563 DSC05566 testerapido1 testerapido2 testerapido4 testerapido5
<
>

Na última sexta-feira, 23/11, o cuidado com a saúde da população de toda região foi tema de mais um importante encontro em Manhuaçu.  Em evento realizado no espaço Coffee Valley – Facig, a equipe do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS/Hepatites Virais e Centro de Testagem e Aconselhamento de Manhuaçu, em conjunto com a Gerência Regional de Saúde de Manhumirim e Atenção Primária de Manhuaçu, promoveram a sétima capacitação para Testagem Rápida (TR) através de treinamento teórico e prático para profissionais de saúde conforme nota técnica Conjunta Número 01/2016, em que devem multiplicar treinamento para todos os municípios pertencentes a essa região de saúde.

A implantação desses testes compõe o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que visam à qualificação e a ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico do HIV e detecção da Sífilis e Hepatites Virais.

Participaram profissionais de saúde dos municípios de Ipanema, Manhuaçu, Pocrane, São João de Manhuaçu, Espera Feliz, Martins Soares, Caputira, Ipanema, Abre Campo, Pedra Bonita, São João do Manhuaçu e Luisburgo. Após o treinamento, eles estão aptos para realizar TR nos seus municípios, favorecendo o diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e detecção de Sífilis e Hepatites Virais, reduzindo os riscos provenientes do diagnóstico tardio, bem como implementando as práticas de acolhimento e aconselhamento no contexto da utilização dos testes rápidos e incorporando a execução dos testes rápidos na rotina das equipes de saúde da Atenção Básica.

A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento de Manhuaçu, Renata Luiza da Silva Alvarenga, agradece toda sua equipe pelo comprometimento e também a Secretária de Saúde de Manhuaçu, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, pelo empenho diário e apoio; a Facig pelo espaço lindo e aconchegante e pelo suporte oferecido; aos profissionais da Gerência Regional de Saúde de Manhumirim e a Coordenação da Atenção Primária pela disponibilidade e parceria de sempre.

Pode-se se notar o comprometimento dos participantes com o tema por demais importante. O dia foi proveitoso do ponto de vista técnico, mas também pela dedicação de cada participante em conhecer teoria e prática para desenvolver em suas localidades. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, assistentes sociais, equipe de organização, todos comprometidos com a causa da saúde pública regional.

Luiz Nascimento/Renata Alvarenga

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *