Região das Matas de Minas é representada na Semana Internacional do Café

Stand Matas (1) Stand Matas (2) Stand Matas (4) Stand Matas (5) Stand Matas (6) Stand Matas (7) Stand Matas (8) Stand Matas (9)
<
>

Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas participou intensamente da Semana Internacional do Café (SIC) 2018. Além dos produtores premiados em concursos e eventos durante a programação, a entidade com apoio de parceiros montou um stand e ainda levou uma missão com 180 produtores da região com o apoio do SEBRAE de Manhuaçu.

A SIC 2018 teve uma ampla programação de encontros, seminários, concursos, sessões de cupping (degustração)& negócios e concursos de qualidade de café, entre outros.

No stand do Café das Matas de Minas, com apoio de diversos parceiros, foram apresentados cafés da região.

Ainda aconteceram cuppings com os parceiros Café Virada das Montanhas, Café Salomão, Schott Cafés Especiais, Café dos Reis, Fazendas Dutra, Região das Matas de Minas, ASCA (Associação de Cafés Especiais de Araponga) e produtores daATeG Região das Matas deMinas / Senar FAEMG.

Já a missão técnica foi composta de 180 produtores dos 63 municípios que integram o projeto Café das Matas de Minas. Eles participaram de várias programações e palestras durante dois dias da SIC.

A participação foi considerada excelente. Além de divulgar os cafés da região, o stand se tornou uma referência para os participantes, recebendo interessados de vários segmentos da cadeia produtiva do café do Brasil e do mundo.

Região das Matas de Minas

A Região das Matas de Minas congrega cerca de 36 mil produtores de café. Distribuídos por 63 municípios, eles são responsáveis pela produção de cinco milhões de sacas anuais, o que significa 24% do total em Minas Gerais.

A região configura uma extensão de terras contínuas da Zona da Mata e Vale do Rio Doce, no Leste mineiro, emolduradas pela Mata Atlântica, com altitudes entre 600m e 1.200m, clima e solo propícios à cultura do café de qualidade. A produção é naturalmente artesanal, com predominância de agricultura familiar no chamado “cultivo de montanha”.

Nos últimos concursos regionais, estaduais e nacionais, a região obteve diversas conquistas e premiações.

O grão das Matas de Minas é bem encorpado, com sabor adocicado variando entre o cítrico, o caramelado e o achocolatado. O aroma é intenso, com notas florais e a acidez é delicada e equilibrada.

Informações Assessoria de Imprensa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *