Prevenção ao câncer de próstata, IPTU e Educação são temas no COAMMA

coamma-reunião1-822x512 coamma-reunião2-822x512 coamma-reunião4-822x512 coamma-reunião5-822x512 coamma-reunião-822x512
<
>

O Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) realizou neste domingo (11/11), mais uma reunião ordinária. A cada reunião um formato diferente envolve a participação dos líderes comunitários, que participam ativamente das discussões direcionadas às atividades desenvolvidas nas comunidades.

Essa iniciativa da diretoria visa levar informações relevantes, para que as lideranças tenham mais conhecimento no exercício da função, visando fortalecer os trabalhos em cada bairro.

Na reunião de domingo, estiveram participando a enfermeira, Verônica Correa de Araújo, o gestor do Instituto Mix, Tarcísio Sather e a advogada Walquíria Carolina Correa.

Tarcísio Sather apresentou o projeto que chega à Manhuaçu para mudar a vida das pessoas, sobretudo a qualificação profissional através do conhecimento, acompanhando as tendências do mercado de trabalho.

Por tratar-se de uma escola profissional, o Instituto garante também o aprendizado de gestão pessoal profissional, onde o aluno após concluir o curso, pode retornar para retomar e repetir os módulos que não ficaram bem esclarecidos. Estará trabalhando com as associações no desenvolvimento sócio econômico, participando de eventos nas comunidades ampliando as ideias dos presidentes, para as ações nos bairros. “Hoje, o curso chega a Manhuaçu para atender toda a demanda. Apresentamos um projeto de redução de custos para o COAMMA”, disse Tarcísio Sather.

A advogada Walquíria Carolina Correa abordou o assunto relacionado ao Imposto Territorial Rural Urbano (IPTU), que a maioria paga e às vezes desconhece a sua importância e o que reflete no município. Tantos contribuintes deixam de pagar, esquecem que o imóvel fique regularizado perante ao município. “Agora discute-se a regulamentação em cada bairro. As associações de moradores podem estar se mobilizando, para a regularização fundiária do terreno”, ressalta Walquíria.

Novembro Azul desperta para prevenção

Os líderes também acompanharam a palestra da enfermeira, Verônica Correa de Araújo sobre a importância de os homens estarem buscando informações e realizando o exame de prevenção ao Câncer de Próstata. Ela ressalta que o mês de novembro é dedicado à orientação sobre o assunto, que ainda gera um “tabu” entre os homens que ficam restritos para falarem do caso. A campanha tem sido intensificada nesse período, no sentido de despertar sobre a doença. “Os homens devem ficar atentos quanto a qualquer alteração surgida e não formar uma barreira, para procurar o urologista e realizar o exame de praxe. O preconceito tem de ser quebrado entre os homens”, destaca a enfermeira Verônica Araújo.

A presidente do COAMMA, Marinez Bragança avalia que o encontro entre os presidentes de associações e os assuntos discutidos foram muito relevantes. “Todos são considerados polêmicos, mas geram avanços ao nosso meio. Por exemplo o IPTU, que a maioria não desperta para regularizar o imóvel. Mas, não estando o imóvel em nome do comprador gera insegurança jurídica”, detalha Marinez Bragança.

Eduardo Satil/Coamma

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *