Manhuaçu: NASF e Atenção Primária comemoram o Dia do Idoso

idoso1 idoso2 idoso3 idoso4 idoso5 idoso7 idoso8 idoso9 idoso10 idoso11
<
>

“Foi uma tarde de muita descontração para nós”. Assim definiu o líder comunitário, Benoni da Paixão, participante do grupo da Terceira idade do Bairro São Vicente que, tem acompanhado as ações da equipe do NASF desde 2008, quando o programa foi implantado em sua comunidade.

A data foi comemorada nesta sexta-feira, 19/10,para uma reflexão sobre a situação do idoso na sociedade, ou seja, a realidade do idoso em questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, aposentadoria e tratamento.

Com muita singularidade e dedicação, as equipes NASF, Atenção Primária à Saúde e Secretaria Municipal de Saúde se uniram para celebrar o Dia do Idoso. A comemoração foi marcada com muita descontração, entretenimento, brindes, sorteios, bingo e apresentação artística com a cantora, Marcela Reis.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales participou da abertura do evento em comemoração ao Dia do Idoso, ficou maravilhada com o número de participantes, bem como o empenho das equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) de cada bairro, que ao longo dos anos tem somado e trazido resultado altamente positivo.

“Temos dado toda atenção, para que a Atenção Primária avance sempre mais. Ao ver o salão cheio, as equipes de trabalho entusiasmadas com o que fazem, e a participação dessas pessoas é muito gratificante”, disse Dra. Karina Gama dos Santos Sales.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos destacou a importância do trabalho desenvolvido nos bairros, as atividades e a atenção dos profissionais de Estratégia Saúde da Família (ESFs) para com as famílias que são acompanhadas diariamente.

Ela conta que o dia foi para aproximação e recreação para as pessoas da Terceira Idade, que se sentem valorizadas pelos profissionais. Na coordenação da Atenção Primária há dois anos, Marizy Vasconcelos considera os avanços relevantes.

“O NASF é um grupo muito organizado, para realizar acompanhamento junto às famílias. Os integrantes são pessoas comprometidas e, juntas conseguem realizar um excelente trabalho de prevenção à saúde das famílias”, detalha Marizy Vasconcelos.

A DATA REPRESENTA ALEGRIA

Desde 2014 o evento não era realizado. Agora com o esforço das equipes NASF foi realizado com um público superior a 300 pessoas. No dia 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 e tornou vigente o Estatuto do Idoso.

O fato é que, com a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, o Brasil começou a incorporar à sua jurisprudência resoluções de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foi elaborado um Plano de Ação Internacional sobre o Envelhecimento. A pessoa é considerada idosa a partir de 60 anos de idade, mas traduz a sabedoria dos dias, para fazer parte da nossa vida.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *