CMS aprova prestação de contas da Secretaria de Saúde

cm3 cms1 cms2 cms4 cms5 cms6
<
>

Dois assuntos principais se destacaram na reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manhuaçu neste mês de outubro. O encontro ordinário aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no último dia 10: Apresentação da Carteira de Serviços da Atenção Primária de Saúde (APS) e Relatório de Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2018.

A reunião presidida pela mesa Diretora, com as presenças do presidente Dr. Sebastião Adão de Andrade, vice-presidente Kellem Miranda e secretária Dra. Karina Gama dos Santos Sales, começou com informes sobre ausências justificadas de alguns conselheiros e apresentação de um novo representante de Vilanova, Gladstone Vicente, que assume a vaga da conselheira Gleisa Otoni Dutra, em período de licença maternidade, seguida da leitura e aprovação da Ata da reunião anterior.

Carteira de Serviços da APS

A coordenadora de Atenção Primária de Saúde (APS), Marizy Vasconcelos apresentou a Carteira de Serviços do setor aos conselheiros. Foram explicadas as ações desenvolvidas e ofertadas em todas as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Durante a explanação da coordenadora os conselheiros tiraram suas dúvidas. Um dos temas que chamou a atenção sendo considerado muito importante é a realização de pequenas cirurgias que já acontecem em algumas unidades e com planejamento de extensão para outras. Com estes atendimentos nas unidades de ESF evita-se que casos assim sejam encaminhados para a UPA, reforçaram vários conselheiros.

Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS)

Marizy Vasconcelos também apresentou aos conselheiros a Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS), destacando os 4 indicadores da mesma. Um dos temas principais da POEPS é a prevenção ao uso de drogas. A coordenadora informou que várias entidades e instituições (PM, COMAD, etc) estão unidas à Saúde para trabalhar a conscientização sobre o risco da dependência dos entorpecentes. Os conselheiros foram informados que se organiza a intensificação de campanhas neste sentido e que os COUS (Conselhos de Unidades de Saúde) receberão a visita de membros das entidades envolvidas para dar corpo à mobilização. A coordenadora pediu a participação ativa de todos os conselheiros.

Relatório de Prestação de Contas

Dra. Karina Gama dos Santos Sales, membro do CMS e secretária municipal de Saúde de Manhuaçu, apresentou o Relatório da Prestação de Contas do 2º Quadrimestre de 2018 com o detalhamentos das ações da SMS e suas referidas despesas. Sanadas as dúvidas dos conselheiros de saúde, o Relatório foi aprovado pela Plenária.

Informes gerais

Foi apresentado o resultado do levantamento de custos de procedimentos médicos-veterinários para contratação de serviços por parte da SMS para atendimento a animais recolhidos pelo município. Três empresas foram contatadas para tal levantamento.

Dra. Karina Gama falou sobre o pouco espaço da UPA Manhuaçu onde em determinados momentos pacientes têm que ficar em macas nos corredores. Conforme a secretária foi feita uma reforma e adaptações na unidade, mas o espaço é insuficiente tamanha a demanda da microrregião. O assunto está em discussão com o Ministério da Saúde que recentemente fez vistoria no local.

Conselheira Denise Braga informou e convidou para i Seminário Estadual da Força de Trabalho da Enfermagem no SUS, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES). O Seminário está programado para os dias 30 e 31/10, na Câmara de Vereadores de Manhuaçu, no período da tarde.

Conselheiro Jadir Nunes informou ao CMS  que não houve quórum na reunião promovida no COUS Catuaí para recomposição de seu quadro de membros. Foi agendada a data de 06/11 para uma nova reunião.

Presidente do CMS, Dr. Sebastião Adão de Andrade, informou à Plenária os nomes dos conselheiros definidos para a Comissão para estudar e promover a elaboração do Regimento Interno do Conselho que precisa ser melhorado em vários pontos. “Todos os conselheiros poderão encaminhar sugestões para a referida comissão até o dia 26/10”, disse o presidente. O assunto gerou polêmica ao final da reunião, tendo em vista que os nomes dos integrantes da Comissão não passaram antes pela plenária, o que foi questionado pelos conselheiros Jadir Nunes, Denise Braga e Altamir João.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde está agendada para 21 de novembro, às 19h00. A mesma não acontecerá na segunda quarta-feira do mês devido ao feriado do dia 15/11.

Assessoria de Imprensa do CMS

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *