SENAR-MG ministra curso para agentes de ESF’s

senar1 senar2 senar3 senar4
<
>

Encerrou nesta sexta-feira, 05/10, o curso de treinamento de saúde bucal ministrado pelo SENAR aos agentes comunitários de saúde, que trabalham em Estratégia de Saúde da Família (ESF), na realização de visitas em domicílio.

Os agentes das ESF’s dos Bairros Santo Antônio e São Vicente puderam aprender as boas maneiras para cuidar e repassar as informações como medida preventiva às famílias, principalmente como usar adequadamente o fio dental, higienização da boca e a importância de tirar os restos de comida acumulados entre os dentes, onde a escova não consegue chegar.

Ao todo foram 12 participantes, que passaram 20 horas recebendo as orientações da instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Raissa Gabriela, que trabalhou todos os pontos considerados relevantes em se tratando de saúde bucal.

A mobilizadora do SENAR, Isaura Pereira da Paixão destaca a importância do aprimoramento, para quem trabalha junto às famílias de cada bairro, sobretudo o agente que está todos os dias acompanhando e conversando com os moradores. Outras turmas já participaram do curso e, o resultado tem sido satisfatório no aspecto preventivo.

PARCERIA FORTE COM A SECRETARIA

A mobilizadora do SENAR, Isaura da Paixão conta que tem sido fundamental a parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária à Saúde. Segundo ela, a secretária de saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales e a coordenadora da Atenção, Marizy Vasconcelos têm dado suporte e avançado para a qualificação dos profissionais da saúde. “Tudo isso tem acontecido de forma acentuada. Com isso, os agentes comunitários de saúde passam a estar preparados com conhecimento para realizar a visita e, ainda multiplicar a orientação sobre a saúde bucal. A parceria só tende a fortalecer o trabalho da Atenção Primária e, da Secretária de Saúde”, relata a mobilizadora o SENAR.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS – Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *