A importância dos exames pré-nupciais

Cerimônia, vestido, padrinhos e buffet. Em meio às preocupações com o casamento, um ponto fundamental fica esquecido na lista de compromissos, os exames pré-nupciais. Avaliar as condições de saúde tanto dos homens, quanto das mulheres, antes do casamento, é fundamental. Os exames pré-nupciais podem alertar para doenças que influenciam a vida a dois. Infertilidade, infecções ou doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são apenas alguns males detectados a partir desses exames.

Assim, procurar um médico e realizar consultas antes do casamento são ações altamente aconselháveis, principalmente se o casal planeja ter filhos. Tais procedimentos não servem apenas para detectar doenças infecciosas, mas também para avaliar o estado de saúde do aparelho reprodutor de cada um. Sendo possível detectar o nível de fertilidade do casal, para saber se, de fato, precisarão de ajuda para ter filhos. Caso identificadas doenças que interfiram na fertilidade ou que possam influenciar a saúde dos seus descendentes, esse diagnóstico poderá facilitar e acelerar o tratamento.

Existem exames específicos tanto para os homens, quanto para as mulheres que devem ser feitos. Para os homens, solicitamos o espermograma. Para as mulheres, os exames mais comuns são: citologia, ultrassonografia transvaginal e hormonios, dependendo de cada caso e da idade da paciente. É importante também avaliar a possibilidade de doenças infecciosas.

Drs. Marcos Sampaio e Selmo Geber

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *