Manhuaçu: Vacinação contra Sarampo e Poliomielite é intensificada

Encerra nesta sexta-feira, 31/08, a campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite, nas Estratégias Saúde da Família (ESF) que funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17hs.

Vale ressaltar que a vacina é aplicada gratuitamente, mas o responsável não pode esquecer-se de levar a caderneta de vacinação da criança. No Município, a meta é alcançar 5.208 crianças.

Levantamentos realizados até agora, apontam quantitativo de 77,15% foram vacinadas, sendo 4.018 crianças contra a poliomielite, mas ainda faltam 1.190, o que representa muito pouco para uma população com idade de 12 meses e menos de cinco anos.

A coordenadora do Setor de Epidemiologia, Luane Mota relembra que é fundamental a participação dos pais para imunizar os filhos, visto que, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral,grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa,mas pode ser prevenida pela vacina.

Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, se contraída, pode causar seqüelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos levar à morte.

“Precisamos que os pais, responsáveis, babás levem essas crianças a um posto mais próximo para receber a vacina. É importante a contribuição dos pais para alcançarmos 95% de vacinação”, destaca Luane Mota.

Para facilitar e, ao mesmo alcançar essa meta, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Primária estará mantendo os ESFs do Bairro Bom Pastor, Ponte do Silva, Vila Nova II, Realeza e Dom Corrêa, para garantir o atendimento a fim de atingir a meta e o quantitativo. Ficarão abertos até às 19 horas, a partir desta quarta-feira, 29/08, até sexta-feira, 31/08, último dia da campanha.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *