Coordenadores das escolas municipais de Manhuaçu analisam BNCC

professores-manhuacu professores-manhuacu-2
<
>

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu mobiliza os profissionais das escolas com estudos sobre as novas propostas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento nacional que determina os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica devem ter acesso, tanto nas escolas públicas quanto particulares.

Em recente encontro, estiveram reunidos coordenadores das escolas municipais e as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação com a diretora pedagógica da SMEM, Dilma Rezende Lima, quando houve o estudo das principais alterações da versão preliminar da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para melhor compreensão e reflexão, foi realizada oficina de leitura, abordando estratégias, objetivos e habilidades em conformidade com a pauta em estudo.

Com dimensões continentais, o Brasil agora tem uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os alunos têm direitos na Educação Básica, colocando a educação brasileira em contato com as demandas do século 21. Os esforços neste sentido vêm se consolidando desde a Constituição Federal de 1988.

A Base Nacional resulta de um processo construído democraticamente com envolvimento de educadores e da sociedade. A primeira versão contou com mais de 12 milhões de contribuições que apoiaram a produção da segunda versão, que foi novamente colocada em debate em 27 seminários, um em cada Unidade Federativa. A Base recebeu colaborações de mais de nove mil professores e especialistas. Essa etapa foi realizada com a parceria do Consed e da Undime. Com isso, foi consolidada a versão final desse produto coletivo, entregue ao Conselho Nacional de Educação que discutiu o documento em cinco audiências públicas, uma em cada região do país.

Homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação, a Base Nacional representa um instrumento para a promoção da equidade na medida em que define as aprendizagens essenciais e orienta as políticas educacionais a serem implementadas nas escolas de todo país. A BNCC tem um papel decisivo na formação integral do cidadão e na construção de uma sociedade justa democrática e inclusiva.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *