CMS Manhuaçu aprova relatório de gestão e plano anual de saúde

DSC05296 DSC05293 DSC05289 DSC05287
<
>

O principal assunto da reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Manhuaçu realizada na quarta-feira, 08/08, foram as apresentações dos pareceres sobre o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2017 e o Plano Anual de Saúde (PAS) 2018. O encontro dos conselheiros aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

RAG E PAS

As apresentações  do RAG e PAS foram feitas pelo conselheiro de saúde Fernando Rocha de Jesus, membro da comissão responsável que contou também com os conselheiros Kellem Miranda, Bruno Soares e Verônica Araújo. Após uma ampla explanação fazendo os devidos apontamentos necessários foi apresentado o parecer encaminhando para a aprovação, o que foi confirmado pela plenária do CMS, com pequena ressalva em itens que serão esclarecidos oficialmente mediante solicitação ao setor responsável da SMS.

Um dos itens que chamou a atenção dos conselheiros se refere à mortalidade infantil. Conselheiros Gleisa Otoni e José Brandão se posicionaram sobre o assunto pedindo mais esclarecimentos, sendo citado pela conselheira o trabalho do Comitê sobre mortalidade que também pode trazer mais informações importantes.

UTI Neo-Natal

Conselheiros tomaram ciência e aprovaram a utilização de cerca de 270 mil reais em recursos próprios do município de Manhuaçu para conclusão de acabamentos da construção da UTI Neo-natal de Manhuaçu no terceiro pavimento da UPA. Conselheiro Chardson Paixão, representante do Hospital César Leite (HCL), explicou aos conselheiros como será a distribuição dos 17 leitos, sendo que 11 deles serão intensivos. A valor investido não entra nos 15% referentes à saúde como determina a legislação vigente.

Assistências Farmacêutica e Jurídica

Conselheiros aprovaram também durante a reunião a convocação de mais um profissional farmacêutico concursado para atendimento na UPA, conforme exigência do Conselho de classe. Também foi aprovada a implantação da Assessoria Jurídica específica para a Secretaria de Saúde dado à grande demanda da pasta. O setor passa a contar com um advogado com dedicação em tempo integral à SMS.

Campanhas de fraldas

O município de Manhuaçu se organiza para realizar uma grande campanha de arrecadação de fraldas geriátricas para instituições que cuidam de idosos. Ficou definido 28 de agosto como o dia D da Saúde, quando todos os envolvidos na área da saúde pública municipal são convidados a participar. A coleta acontecerá em diversos pontos da cidade, sendo o principal deles no Coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho, a partir de 08h00. A Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, convidou os conselheiros para apoiar e participar da iniciativa. As fraldas serão doadas para internos do Asilo São Vicente de Paulo e pacientes acamados segundo levantamentos das equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Campanha da visão

Doutora Karina Gama também falou aos conselheiros sobre parceria que está sendo tratada com o Rotary Clube de Manhuaçu para oferecer a possibilidade de mais pessoas terem acesso a óculos. “A SMS oferece a consulta com o oftalmologista e o Rotary os óculos”     , explicou a secretária, acrescentando que para desafogar a grande demanda existente tem-se como meta trazer a Manhuaçu o “Caminhão da Oftalmologia” do Ministério da Saúde.

Gerais

Conselheiro José Garcia anunciou passeata que será realizada para conscientização sobre suicídio a ser realizada em Manhuaçu pela Igreja Adventista no próximo dia 29/08, com concentração no centro cidade.

Conselheira Kellem Miranda convidou conselheiros para participação no desfile do dia 7 de setembro, quando o grupo do NASF irá abordar o tema sobre suicídio dentro da programação do “Setembro Amarelo” do Ministério da Saúde.

Conselheiro Jadir Nunes falou da reunião que teve com a equipe do HCL responsável pela construção do anexo, onde a comissão de fiscalização do CMS encontrou as informações necessárias e o amplo apoio para fiscalização de mesma.

Conselheiro Fernando Rocha de Jesus destacou o valor da fiscalização por parte do CMS, mas reiterou a importância da participação efetiva dos conselheiros na programação, viabilização  execução da políticas e projetos voltados para a saúde pública municipal.

Conselheiros das comissões responsáveis falaram ainda sobre as visitas às unidades de saúde do bairro Santana para reunião do COUS (Conselho de Unidade de Saúde) para recomposição de vagas no mesmo, onde não houve quórum, ao contrário de Ponte do Silva, onde o COUS foi recomposto. Próximas unidades a serem visitadas serão as dos bairros São Vicente e Catuaí.

A próxima reunião do CMS está agendada para o mês de setembro.

Luiz Nascimento

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *