Centro de Oncologia de Ipatinga suspende atendimento a novos casos pelo SUS

Conforme publicado nesta última terça-feira, dia 31/07, cirurgias, internações, consultas e exames pelo serviço público de saúde (SUS) seguem suspensas por tempo indeterminado no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) informou, em nota, que o pagamento de parte dos recursos pactuados pelos atendimentos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) não vem sendo feitos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o que já gerou nos últimos três anos, uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 32 milhões.

Segundo a assessoria da unidade de saúde, “os atendimentos na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha serão mantidos para os pacientes que já estão em tratamento. Novos casos encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão com os atendimentos suspensos até que a dívida do Governo do Estado de MG com o Hospital Márcio Cunha seja quitada”.

PARALISAÇÃO DE ATENDIMENTOS VIA SUS

Em resposta aos questionamentos sobre a paralisação do Corpo Clínico do Hospital Márcio Cunha (HMC), a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) informa que o pagamento de parte dos recursos pactuados pelos atendimentos realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) não vem sendo feitos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o que já gerou nos últimos três anos, uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 32 milhões.

Mesmo com os atrasos e a crescente dívida do Governo do Estado, a FSFX sempre se esforçou em manter os atendimentos aos usuários do SUS e efetuou, mesmo sem receber, o pagamento de todos os honorários médicos.

No entanto, a partir de julho, diante da grande pressão de atendimentos sobre o HMC, decorrente do fechamento e restrições de atendimentos de vários hospitais da região e ainda diante da falta de perspectiva e nenhuma programação para a quitação da dívida, o Hospital Márcio Cunha não tem mais como arcar com o repasse dos honorários, o que já foi comunicado ao corpo clínico.

Na noite de segunda-feira (30), em assembleia, o corpo clínico do HMC definiu por paralisar os atendimentos eletivos do SUS, por tempo indeterminado (cirurgias, internações, consultas e exames). Os serviços de urgência e emergência e maternidade aos pacientes do SUS estão assegurados.

A FSFX reforça que, nos últimos anos, tem se esforçado para manter os atendimentos aos usuários do SUS e buscado, de forma permanente, diálogo e meios de negociar junto ao Governo do Estado o recebimento dos valores atrasados, contudo, sem êxito.

De acordo com o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos, foram feitas inúmeras tentativas pelos dirigentes da instituição com o objetivo de sensibilizar o Governo do Estado de Minas Gerais quanto a gravidade e os riscos da situação. “Infelizmente, não obtivemos respostas concretas, mesmo considerando que o Hospital Márcio Cunha é âncora de atendimentos na região Leste de Minas Gerais e um dos maiores prestadores do SUS no Estado”, lamenta.

A Fundação São Francisco Xavier reitera que o HMC preserva, ao máximo, sua vocação como hospital geral e de alta complexidade na assistência aos mais diversos casos e reforça seu compromisso com o SUS e seus princípios de responsabilidade social, com plena convicção da responsabilidade, sensibilidade e qualidade do seu corpo clínico.

Informações TV Super Canal, Caratinga

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *