Manhuaçu: Prazo para quitar IPTU com desconto termina nesta terça-feira

O IPTU 2018 já foi entregue e o contribuinte tem até esta terça-feira, dia 31 de julho, para pagar a primeira parcela ou a cota única com desconto de 20%. O parcelamento pode ser feito em até seis vezes.
De acordo com o Secretário Municipal de Fazenda, Claudinei Domingues Lopes, a forma de cobrança continua a mesma, o que mudou foi o ajuste do imóvel de acordo com a sua utilização e localização. ‘Essa adequação foi necessária devido ao fato de que há anos a cobrança estava sendo feita de forma única, ou seja, prédios, comércios, empresas e outros estavam sendo cobrados como imóvel residencial ou lotes. Agora foi feito recadastramento e todos os imóveis foram catalogados e as guias emitidas de acordo com a utilização do imóvel’, explicou.

O Secretário deu o exemplo claro de um prédio residencial localizado em um bairro nobre da cidade, durante anos o proprietário pagou o IPTU como se fosse uma casa. ‘Para estes imóveis, a guia do IPTU foi emitida como prédio, não é justo, uma família que mora numa casa pagar o mesmo IPTU de um prédio onde moram várias famílias. Neste caso, as alíquotas continuam as mesmas, não houver reajuste nas cobranças. Como disse antes, o que houve foi um ajuste na utilização do imóvel’, comenta.

A maior reclamação veio por parte de comerciantes e empresários, mas de acordo com o Secretário, mas estas não têm fundamento. ‘Levantamentos em nossos arquivos mostraram que, por mais de quinze anos, empresas e comércios de Manhuaçu eram taxados como imóveis residenciais. Este ano a cobrança está sendo justa. O comerciante vai pagar o IPTU relativo ao uso do imóvel comercial, o mesmo acontece com as empresas, onde as guias foram emitidas dentro da ocupação e uso do imóvel. Friso novamente, para o morador residencial, a cobrança continua a mesma, nada mudou’, frisa Claudinei.

Valores

As guias são emitidas de acordo com a utilização do imóvel e obedecem a seguinte tabela:

0,5% para imóveis residenciais

1% para imóveis mistos (residenciais e comerciais juntos)

1,5% Uso comercial

2,0% para lotes cercados e

2,2 para lotes abertos.

Informações sobre alíquotas e taxas, podem ser obtidas pelo telefone (33) 3339 – 2700.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *