Manhuaçu: Projeto da Secretaria de Saúde é destaque em congresso

karina-belem2 karina-belem karina-belem3
<
>

O COSEMS reconheceu município de Manhuaçu, que foi destaque no primeiro dia da realização do XXXIV Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e 15ª Mostra Brasil aqui tem SUS. Manhuaçu foi escolhido para apresentar o projeto “Café com a Secretária”, desenvolvido na Secretaria Municipal de Saúde. O evento iniciou nesta quarta-feira e estenderá até esta sexta-feira, 27, em Belém – Pará.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Eduardo Luiz da Silva, escolheu o município enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo município de Manhuaçu, sobretudo a brilhante iniciativa realizada pela gestora, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, que apresentou o projeto no primeiro dia do Congresso.

Trata-se de um trabalho que está sendo desenvolvido no município de Manhuaçu, o qual está situado na Região Ampliada Leste do Sul de Minas Gerais, com população de 88.580 habitantes, sede de Região de Saúde, com o objetivo de transformar os processos de gestão em saúde, vislumbrando assim ações mais assertivas para o crescimento e fortalecimento do SUS.

O projeto visa realizar uma Gestão em Saúde de forma compartilhada, envolvendo todos os atores que executam as ações em âmbito municipal e regional, possibilitando assim, maior integração e troca de experiências e ideias para o aprimoramento do processo de Diagnóstico, Planejamento, Execução e Avaliação dos Serviços de Saúde no SUS.

É um processo dinâmico de integração do gestor com os 934 servidores, por meio de reuniões mensais alternadas entre os diversos setores da secretaria de saúde. Os colaboradores são convidados a discutir sobre a situação de saúde da população residente, as demandas do SUS e os desafios para a oferta de um serviço integral, humanizado e de qualidade.

Ao final de cada evento são enunciados os itens de ação que surgirem, a partir da discussão e a proposição de planos de ação que são implantados e monitorados pela equipe e pelo coordenador de cada setor.

Resultado e impacto

Foi criado o Acordo de Resultados, com a inserção de diversos indicadores, onde contemplamos todos aqueles relacionados às Políticas de Saúde do ministério, do estado e também elaborados pelo próprio município, de acordo com a especificidade municipal e regional. A alimentação do banco de dados é mensal, e estes são recebidos e analisados pelo setor de planejamento da SMS, para subsidiar a avaliação e monitoramento das ações.

O aumento da cobertura de saúde da família de 84.12% em dezembro de 2016, para 85.69% em abril de 2018. A média da produção ambulatorial informada no SIA no período de 2013 a 2016 de 1.762.789 procedimentos/ano subiu para 3.247.276 procedimentos/ano em 2017.

A taxa de internações hospitalares, por Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, dentre elas as Neoplasias, Doenças Cardiovasculares e Doenças Respiratórias, tiveram média anual no período de 2013 a 2016 de 17,56%, já em 2017 decresceu para 16,64% e em 2018 para 15,90%. A fragilidade das redes de atenção à saúde, o crescimento acelerado da morbidade por causas externas e a alta prevalência de doenças crônicas e ainda o subfinanciamento dos serviços de saúde. “Portanto, para conseguir avançar é necessário envolver todos os atores e motivá-los, a criar e recriar os processos de trabalho”, destacou Karina Gama dos Santos Sales.

Informações SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *