Manhuaçu: Profissionais de enfermagem participam de capacitação

capacitaçaosms capacitaçaosms-2
<
>

Com o objetivo de unificar e padronizar o serviço oferecido, a coordenação da Atenção Primária à Saúde realizou na tarde desta sexta-feira, 13/07, uma reunião com equipes de auxiliares de enfermagem.

A padronização das atividades pelos profissionais se dará durante as Pré-Consultas (de acordo com o ciclo de vida ou condição de saúde dos usuários), bem como de outros procedimentos técnicos e, ainda normatizar condutas gerais na Atenção Básica para avaliações antropométricas.

Elaborado de forma específica pelos profissionais, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Rocha de Jesus, Luciana Bento da Costa, Marizy Helena Nunes Loures Vasconcelos, Mirla Barbosa Ferreira e Rosângela Maria Milagres, o trabalho foi elaborado com riqueza de detalhes para o bom entendimento e, ainda sendo o viés para os profissionais que atendem a população.

A equipe destacou no trabalho elaborado para o curso de capacitação, a busca pela Excelência no Atendimento; consequências de avaliações incorretas; alinhamentos: Massa Corporal e Estatura, medição de Pressão Arterial e HGT, perimetrias: CA e Perímetro Cefálico, recomendações e Técnicas para Vacinas, padronização na medida da temperatura e normatização das Pré-Consultas.

Os auxiliares de enfermagem também acompanharam apresentação feita pelo educador físico, Fernando Rocha de Jesus, como deve ser o comportamento ao analisar a função renal.

É indispensável que as medidas tenham sido tomadas de maneira apropriada, uma vez que um dado incorreto poderá alterar sensivelmente os resultados, qualificando alguém que não possua problemas renais como nefrálgico, ou ainda pior, retardar o tratamento de alguém, que possua um problema nos rins.

Outros pontos de interesse dos profissionais foram discutidos e, ao final disseram que valeu a pena o conhecimento passado na capacitação, para a busca da perfeição no que fazem diariamente.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Marizy Vasconcelos abriu o evento, e destacou a preocupação e o esforço pela qualificação, capacitação de cada profissional que atua na área de saúde. “Espero que tenham aproveitado bastante o curso de capacitação, pois, abordamos os mais diversos assuntos do cotidiano deles”, disse Marizy Vasconcelos.

Assim também, tem sido a preocupação da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, que não mede esforços para que a saúde no município avance cada dia mais.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *