Prefeitura desenvolve ações eficientes com moradores em situação de rua

situaçaoderua2 situaçaoderua3 situaçaoderua1
<
>

A busca de soluções para a questão dos moradores em situação de rua é um grande desafio social para a humanidade. Em Manhuaçu, um trabalho sério e respeitoso ao cidadão é desenvolvido pela Prefeitura, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Esta semana, mais um casal vindo de Governador Valadares e que se encontrava em situação de rua foi atendido, e lhes foram disponibilizadas condições de retornar para sua cidade de origem. Eles dormiam e cozinhavam na Praça Dr. César Leite. A permanência dos dois adultos no local, além de oferecer riscos de saúde e segurança para ambos, resultava no aparecimento de lixo acumulado, comprometendo aquele espaço público também para quem ali reside e transita diariamente.

‘Em primeiro lugar é preciso o entendimento do direito primordial do cidadão que é o ir e vir. A Prefeita Cici Magalhães e a Secretária Giuzaina reconhecem a importância do trabalho social de acolhimento e atendimento às pessoas que estão em situação de rua, e, nos disponibilizam meios para que ações diversas sejam colocadas em prática, assegurando dignidade no tratamento e na condução destas pessoas às suas cidades de origem. É um grande avanço social para o município, conquistado a partir de um trabalho integrado, em rede com outras instituições’, destaca Glenda Miranda, Coordenadora do CREAS/Manhuaçu.

Recentemente, outros trabalhos desenvolvidos em parceria com a Polícia Militar, SAMAL, CAPS-ad (Sec. de Saúde) e a Fumaph (parceria com o serviço de abordagem de rua) foram realizados, assegurando a solução de problemas como a estada indevida destas pessoas em pontos distintos da cidade. Entre os atendimentos, o do cidadão que se alojava na calçada da R. Amintas Campos (centro), próximo a um restaurante, e outro morador em situação de rua que permanecia na R. João de Deus, ao lado de concessionária de motos.

‘Com o consentimento do casal, que se estabelecia na rua Amintas Campos, sem qualquer tipo de violação de direitos, retiramos a barraca e os lixos ali depositados. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e os órgãos competentes como o CREAS, além do Serviço de Abordagem de Rua (parceria com a Fumaph), disponibilizam muitos serviços à população em situação de rua, dentre eles o albergue, a Casa de Acolhimento e passagens para migrantes, além de equipe que circula a cidade ofertando esses serviços, entre 7h e 8h da manhã. Com o apoio do CAPS AD, atendemos gratuitamente aos usuários de drogas. Porém, em alguns casos, estes usuários não aceitam intervenções, ou seja, querem permanecer no local. A população deve nos ajudar, não fazendo doações. A doação só faz com que eles permaneçam na situação que se encontram. Agradecemos ao SAMAL, Polícia Militar e CAPS-ad pelo constante apoio’, ressalta Glenda.

Recentemente, os trabalhos da equipe foram reforçados com a disponibilidade de mais um carro, por parte da Prefeitura. ‘Contamos com a parceria da população para que compreenda que este não é um trabalho fácil. Muitas vezes é demorado, pois, existe resistência e não usamos de força, e, sim, de garantia de direitos. A luta é grande mais a vontade de vencê-la é muito maior’, comenta.

Estamos realizando o Projeto Reintegrar, que visa a conscientização da sociedade sobre as pessoas em situação de rua. Buscamos unir toda a rede para as melhorias dos nossos serviços e levar à comunidade mais informações sobre o papel da Assistência Social e demais órgãos competentes.

Contatos com o CREAS podem ser feitos pelo telefone 3332 3264.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *