Secretário de Agricultura participa do 1º Encontro de Mulheres Especiais do Café em Sacramento

encontromulher1 encontromulher2
<
>

O secretário municipal de Agricultura, Flânio Alves, participou do 1º Encontro Mulheres Especiais do Café, na última quinta-feira (21), em São Sebastião de Sacramento, distrito de Manhuaçu. O evento foi realizado pela Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo que Luta (Coorpol), em parceria com a Emater-MG e a Prefeitura de Manhuaçu, e reuniu mulheres de Manhuaçu e toda região para discutir as ações da mulher na cafeicultura especial.

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, desde o início de sua gestão, tem apoiado incessantemente todos os eventos ligados à Agricultura Familiar, por entender que esta atividade comercial é a mola mestra da economia na região. Durante o encontro, o secretário de Agricultura ministrou palestra a respeito do histórico dos concursos de qualidade do café na região, mostrando a importância de eventos como este para o pequeno produtor.

“Muito importante citarmos os concursos de qualidade do café na nossa região como fator de incentivo ao pequeno produtor continuar sempre melhorando a sua lavoura e, consequentemente, o seu grão. Este evento foi preparatório para o concurso das mulheres de qualidade do café, que se tornou pioneiro em todo o Brasil. Para nós é motivo de muito orgulho participar deste encontro”, comentou Flânio.

A presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil – IWCA (International Women’s Coffee Alliance), Cíntia de Matos, falou sobre a atuação da mulher nos processos de qualidade do café e também na importância de criar alianças entre as produtoras na região para fortalecer a valorização do café de qualidade feito por mulheres.

O extensionista da Emater, engenheiro agrônomo Thiago Braga de Oliveira, destacou os benefícios da produção de qualidade, apresentou novas técnicas de manejo e fatores que afetam a qualidade de café no pós-colheita. Também esteve presente no evento o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves que conversou sobre os aspectos futuros da cafeicultura e também da agricultura familiar.

Dentre as participantes do encontro, estava a premiada cafeicultora Ercilene de Oliveira Tito que é bicampeã do Concurso Municipal de Qualidade dos Cafés das Mulheres. “Para nós é motivo de muito orgulho poder proporcionar um evento que promove a valorização da mulher no campo, principalmente na produção de cafés especiais, que é um trabalho feito com muito amor e dedicação”, destacou Ana Lúcia Silva, representante da Coorpol.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *