Aprovado Projeto de Restauração da Igreja Católica de São Pedro do Avaí

Uma importante reunião foi realizada no dia 23 de maio no salão de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Manhuaçu. A presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu (COMPAC), Dilma Resende, e a secretaria de Cultura e Turismo, Gena Clara, estiveram juntamente com representantes de outros órgãos para discutirem a interdição da Restauração do interior da Igreja de São Pedro do Avaí, promovido por ação do Ministério Público em setembro de 2016.

A ação tem total apoio da prefeita Cici Magalhães. Também participaram da reunião, representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Secretaria da Fazenda, Academia Manhuaçuense de Letras, ACIAM e juntamente com representantes da Igreja de São Pedro do Avaí. Estiveram ainda representantes da Paróquia de Sacramento, arquiteta da Oficina, três responsável pelo projeto de Restauração e subprocurador do Departamento Jurídico, engenheiro Civil da Secretaria de Obras da Prefeitura e analista da Consultoria GERMINAR.

Durante a reunião, os presentes ouviram os relatos da senhora Elessandra de Lourdes de Dutra, que é a coordenadora da Igreja de São Pedro do Avaí sobre o projeto de intervenção da igreja. Segundo ela, a intenção foi de melhorar o espaço que tinham, pois o presbitério era muito pequeno e seu piso estava bem estragado.

Depois de muita conversa, os participantes da reunião decidiram pela aprovação do projeto da reforma. A arquiteta Nicole Lacerda apresentou o projeto de intervenção e restauração da Igreja de São Pedro e explicou todos os procedimentos do projeto, que foi analisado pelo engenheiro da Prefeitura, consultoria Germinar e representante do Departamento Jurídico.

Os conselheiros debateram sobre o projeto, levando-se em conta a importância do bem para a comunidade e sua indicação de proteção para ser inventariada posteriormente. Foi feito votação sobre o relatório do projeto de restauração e um parecer final do conselho, que será encaminhado nos próximos dias para o Departamento Jurídico da Prefeitura para fazer uma resposta jurídica do parecer do COMPAC ao Ministério Publico.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *