DIA D: Vacinação contra a gripe será neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Epidemiologia está se preparando para a maior mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. O Dia D acontece neste sábado, 12/05, em todos os postos de vacinação para que haja a intensificação da ação em pessoas que fazem parte do grupo de risco, as mais vulneráveis aos efeitos da gripe.

Essa é a 20ª Campanha direcionada à população, para ficar protegida e bem orientada sobre o contágio da H1N1. Dentre as pessoas que fazem parte do grupo, estão: crianças de 6 meses a 5 anos; pessoas com mais de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatóide; pacientes com baixa imunidade, como pessoas com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde de Manhuaçu, Maria Cristina Caldeira Duarte, torna-se fundamental que os pais levem os filhos, bem como todas as pessoas que ainda não receberam a dose para prevenir a gripe H1N1. Ela explica que a transmissão acontece facilmente nesse período do ano.

Os sintomas são a tosse seca, febre alta, dor de cabeça e garganta “O Dia D é importante para que as pessoas possam aproveitar e colocar em dia o cartão de vacina, pois o cartão é o documento que prova que a pessoa está protegida”, detalha Cristina Caldeira.

Para sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu estará mobilizando todos os profissionais da área, outros para ficarem na retaguarda para que a mobilização no Dia D aconteça da melhor maneira possível. As unidades estarão atendendo de 08h00min as 17h00min.

Assessoria de Comunicação da SMS – Manhuaçu

 

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *