Veja como foi a 32ª Peregrinação ao Cruzeiro da Bem Posta

Cruzeiro Boa Vista (100) Cruzeiro Boa Vista (103) Cruzeiro Boa Vista (107) Cruzeiro Boa Vista (124) Cruzeiro Boa Vista (133) Cruzeiro Boa Vista (139)
<
>

Cerca de trezentas pessoas participaram da 32ª Peregrinação Religiosa ao Cruzeiro das Comunidades Bem Posta e Boa Vista, na zona rural de Manhuaçu, na manhã de quinta-feira, 03/05.

Mais uma vez o encontro contou com a participação do Padre Antônio Otaviano da Costa Franco (Pároco de Bom Despacho) – idealizador da peregrinação que ocorre todos os anos, no dia 03 de maio, com celebração de Santa Missa no cruzeiro, a 1.439 metros de altitude.

Ao comentar mais uma edição da peregrinação, Padre Otaviano falou que foi mais um momento de emoção e alegria com “a demonstração de fé do povo que se mobilizou para vir aqui participar da celebração da Santa Cruz. Uma tradição que não está mais no calendário oficial da igreja, mas que pode ser celebrada onde já havia a devoção. É muita gente e num lugar bonito e abençoado. Cumprimento a todos e que Deus me dê saúde para sempre servir o seu reino onde quer que seja”.

Padre Otaviano, conhecido por sua atuação como sacerdote em Manhuaçu durante vários anos, pontuou a importância da criação de reserva ecológica no local. “É um ato de povo, espontâneo, livre, alegre e que finca as raízes da fé cristã e da religiosidade. No ano passado, conversei com a Prefeita Cici Magalhães quanto à concordância dela para a criação de reserva ecológica, porque é uma área bonita e de preservação. O povo se liga, religiosamente com isto; subir a montanha em sacrifício, em penitência, mas com o espírito alegre. A nossa fé se manifesta é nestas coisas”, comentou.

O sacerdote conta que existe a necessidade de melhorias na estrutura do trajeto (como degraus e corrimãos), para que os peregrinos – especialmente os idosos – possam fazer o percurso com segurança, sem o risco de tombos, além da construção de abrigo, com a disponibilidade de água potável na parte alta, junto ao cruzeiro.

São três trilhas de acesso. Em cada ano, a peregrinação segue um percurso: ou pela Comunidade Bem Posta o Caminho de Maria (onde são montados Oratórios no trajeto) ou pela Comunidade Boa Vista (com a exposição de quadros relembrando a Via-Sacra). Neste ano foi instalado o oitavo oratório – Nossa Senhora do Carmo. “Se Deus quiser, se assim permitir, teremos também a trilha das Dores de Maria daí descendo para Manhumirim”, adianta o sacerdote.

PATRIMÔNIO

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, participou com a comunidade da peregrinação mais uma vez e contou que está em pauta no COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) a proposta de inclusão da peregrinação ao Calendário Oficial de Eventos do Município e o seu tombamento como patrimônio imaterial, material e natural de Manhuaçu, entre outras questões.

“Vir aqui é um momento de emoção. Eu me sinto muito honrada de participar mais uma vez. Estamos buscando junto ao Conselho de Turismo criar um roteiro turístico baseado na fé. Queremos dar oportunidade para as pessoas de conhecerem o que temos de tão belo, com essa paisagem maravilhosa que temos aqui, e um local de devoção e de reflexão”, explicou.

Informações Portal Caparaó/Fotos Waltinho Fotógrafo/Téo Nazaré

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *