Dia de Campo na Boa Vista, em Manhuaçu

boavistas4 boavistas3 boavistas2 boavistas1
<
>

O secretário municipal de Agricultura, Flânio Alves, participou do IV Dia de Campo da Comunidade de Boa Vista, no dia 20 de abril. O evento foi realizado na propriedade do senhor Leandro Félix, que fica no Córrego Boa Vista / Ponte da Aldeia, distrito de Manhuaçu. A chefe de gabinete, Sandra Cerqueira, participou do Dia de Campo representando a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães. A vereadora Berenice Ferreira também esteve presente.

As ações foram realizadas em parceria entre a Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Agricultura, a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e a Associação Comunitária Rural do Córrego Boa Vista, através do presidente Jean Gomes, que esteve presente ao evento.

Para o secretário municipal de Agricultura, Flânio Alves, as associações comunitárias são fundamentais na produção do café e outros produtos do meio rural. A parceria juntamente com a Prefeitura e a EMATER-MG melhora a produção, levando quantidade e qualidade para a Agricultura Familiar.

“E fazendo isso, teremos uma cidade mais forte. A vocação do nosso município é agrícola. Basta percebermos o quão danoso é para nós quando o preço da saca de café está em baixa. É fundamental discutirmos a diversificação da produção, através do PAA e do PNAE e da qualidade do café. Tudo isso agrega valor nas comunidades. Neste sentido, agradecemos a prefeita Cici Magalhães que sempre nos apoia quando o assunto é Agricultura Familiar”, comentou Flânio.

Enquanto parceira do homem do campo, a EMATER-MG tem papel crucial na vida do trabalhador e produtor rural. O gerente regional, Rômulo Matozinhos, entende que o café é a principal atividade econômica da região e por isso deve ser amplamente discutido.

“A qualidade do café de montanha é fundamental neste sentido. Até o momento, o produtor trabalho apenas no cuidado com a lavoura. A partir de agora, passaremos a lidar com a colheita, outro momento importante para garantir a qualidade da bebida. Estamos aqui para garantir informação de qualidade para o produtor”, explicou Romulo.

DIA DE CAMPO

O evento contou ainda com a participação de representantes da CORPOL, CRESOL, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Durante toda a tarde, foram ministradas palestras sobre colheita e pós-colheita, visando café de qualidade (extensionista da EMATER, José Antônio do Nascimento); custo de produção de café (extensionista da EMATER, Thiago Braga de Oliveira); produção de composto orgânico (extensionista da EMATER, Manoel Antônio Carneiro de Freitas).

Houve sorteio de prêmios e entrega de certificado ao senhor Vicente Gomes, pela atuação como juiz de análise sensorial da etapa final do Concurso de Qualidade do Café dos Cafés de Minas Gerais, em 2017. O evento foi realizado em Machado (MG).

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *