Início da campanha de vacinação da gripe é alterado para 23/04

 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza neste ano vai começar mais tarde do que o planejado. O início da ação da imunização estava previsto para 16 de abril. Porém, segundo nota técnica do Ministério da Saúde divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), devido a atrasos de entrega das vacinas por parte do Instituto Butantan, a campanha vai iniciar em 23 de abril.

Já o dia D será em 12 de maio. Mesmo com a mudança, a o Ministério da Saúde afirma que a mobilização vai acontecer antes do pico de transmissão do Influenza no Brasil, que acontece em julho.

O Instituto Butantan nega os atrasos e afirma que não há nenhum contrato assinado para a distribuição das doses.  Em Minas Gerais, foram 221 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destas, oito foram por Influenza. Todos pela cepa H3N2, que infectou mais de 47 mil pessoas e provocou mortes, principalmente de crianças e idosos nos Estados Unidos no último inverno.

Neste ano, o público-alvo da campanha será pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, professores da rede pública e particular, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. A meta em Minas Gerais é vacinar mais de 5 milhões de pessoas. A vacina está a disposição da população em todas as unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Medidas de higiene podem também ser tomadas pelos moradores. Ao tossir e espirrar, deve ser usada a parte interna dos braços para tampar o rosto, as pessoas devem utilizar lenços descartáveis, evitar locais com aglomeração, deixar o ar circular principalmente no inverno e em dias frios, não se automedicar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e pratos, e diante de qualquer sintoma devem procurar um posto de saúde.

 

Informações MS/www.uai.com.br                                           

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *