Manhuaçu: ACIAM comemora excelentes resultados do 22º Simpósio de Cafeicultura

simposio5 simposio4 simposio3 simposio2 simposi1
<
>

Mais de 5.000 pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Ponte da Aldeia durante os três dias do 22º Simpósio sobre Cafeicultura das Matas de Minas. O encontro é considerado o maior evento de difusão de tecnologias e informações sobre a cafeicultura do interior do estado. Foram três dias de programação intensa, com grande participação de produtores, profissionais da área e expositores.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), Silvério Afonso, comemora o sucesso do Simpósio e o resultado obtido nos três dias de evento. “Chegamos ao final do Simpósio e a gente acredita que tenha sido um sucesso absoluto de público e com palestras que trouxeram informações importantes para a produção e comercialização dos cafés das Matas de Minas. As empresas também saem do evento extremamente satisfeitas por terem demonstrado seus produtos e suas inovações”, afirmou.

O Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas abriu oficialmente o calendário regional de eventos do agronegócio com a missão de levar novas tecnologias para o campo, além de proporcionar ao produtor rural novos conhecimentos por meio de uma programação técnica rica em palestras e exposições de novos materiais.

Silvério Afonso fez questão de agradecer aos parceiros, patrocinadores e aos cafeicultores. Ele falou da trajetória da cafeicultura da região e reforçou a importância do Simpósio para a economia regional. “Quero agradecer aos parceiros, como a Codemig e o Governo de Minas Gerais, os Correios – Governo Federal, os parceiros e os diversos expositores, empresas, que foram fundamentais para a realização desse Simpósio. Também deixo meu agradecimento sincero aos produtores que são a razão maior desse encontro”, concluiu o presidente da ACIAM.

Mais de 50 estandes ofereceram produtos e serviços para melhorar a eficiência e produtividade no campo. Um dos destaques dessa edição foi o espaço do Café das Matas de Minas. Uma área montada para a apresentação e degustação dos cafés de produtores premiados da região.

O Coordenador Técnico da EMATER Regional Manhuaçu, Paulo Roberto Vieira Correa, explica que foi uma oportunidade para mostrar as várias nuances do café das Matas de Minas. “Trouxemos aqui os cafés premiados, inclusive os melhores cafés do Brasil. Produtores prepararam o café na hora, mostrando como nosso café é diversificado e de muita qualidade”.

Presente na abertura do evento, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, destaca a importância do encontro para o diálogo entre os representantes da cadeia produtiva do café. “Esse Simpósio que cresce a cada ano demonstra que as lideranças da região estão sabendo fortalecer esse segmento. Gostaria de parabenizar a todos. A gente acredita que esse trabalho do Simpósio, ofertando conhecimento e informação para o produtor rural é o que tem desencadeado a melhoria da qualidade e, por consequência, melhora a renda e as oportunidades”.

 

Pedro Leitão anunciou que será realizada uma Missão com os produtores de café mineiros para a China e já garantiu a inserção das Matas de Minas nessa apresentação ao mercado chinês.

O secretário ainda informou que o Mapeamento do Parque Cafeeiro do estado foi concluído. “Fico muito feliz pelo trabalho que desenvolvemos e que é inédito no mundo, de vanguarda, e irá gerar muito conhecimento sobre as lavouras de café localizadas no estado”.

O Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas é um evento anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor cafeeiro, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

Resultados expressivos, somados ao vigor e trabalho da diretoria da ACIAM, solidificam o evento como referência no agronegócio do café. “O Simpósio de Cafeicultura é um evento que alcança todos os segmentos do setor e também uma excelente oportunidade para os produtores e empresários terem contato. No cenário atual, o agronegócio é um dos destaques na economia mineira e o café é o principal produto dentro dele, o que contribui para a nossa economia. A ACIAM sabe a importância do Simpósio e do café para Manhuaçu e região. Todos os setores foram beneficiados com o evento, dos postos de combustíveis, hotéis, restaurantes, lojas, enfim, é a cafeicultura em movimento. Esse é o nosso papel e tenho certeza de que fizemos o melhor”, conclui Silvério Afonso Júnior.

Assessoria de Imprensa ACIAM

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *