Manhuaçu: CMDRS elenca prioridades voltadas para a zona rural

Na manhã da terça-feira, 20/02, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Manhuaçu elencaram ações prioritárias que o município deve tomar voltadas para o meio rural. Após o trabalho das comissões temáticas, vários assuntos foram levantados e discutidos. Um diagnóstico foi elaborado e após os trâmites finais será encaminhado à prefeita Cici Magalhães.

O presidente do CMDRS, Daniel Corsetti Dutra, apontou as estradas rurais como a principal preocupação do Conselho. “O município conta hoje com aproximadamente 5 mil quilômetros de estradas vicinais. Entendemos que dar manutenção a tudo isso é muito custoso para o município. Porém, também sabemos que com uma estrada em boas condições, facilita não só o transporte das pessoas e o escolar, como também melhora a comércio, principalmente do café”, ponderou Daniel.

Outro assunto levantado pelo Conselho é a manutenção das caixas de contenção de chuva. Além disso, cada comissão temática levantou aquilo que é considerado prioritário. A Comissão de Saúde, por exemplo, pediu atenção especial na vacinação de cães e gatos. “Estamos preocupados com a Leishmaniose, uma doença de difícil tratamento e muito doloroso para quem a contrai”, completou Daniel.

Na Comissão de Lixo, o Conselho indicou a elaboração de uma cartilha que ensina o morador da zona rural a melhor usar o lixo orgânico. O bom uso disto pode ser retornado à lavoura em forma de benefício, como adubo, por exemplo. Já a Comissão de Educação pediu atenção especial à reforma nas escolas e acompanhamento da qualidade da merenda escolar.

Outra importante comissão é a de Produção Agropecuária, que levantou atenção especial do município com relação à realização da Feira de Produtos Orgânicos, toda sexta-feira, na Praça Dr. Cesar Leite, Além disso, quer fortalecer parcerias com a Vigilância Sanitária, o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e os produtores de leite da região.

“Inicialmente, apontamos estas ações como prioritárias. Estamos em fase final de elaboração de um documento que posteriormente será entregue à prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães. Nosso objetivo é facilitar o trabalho do governo municipal, dando a nossa visão daquilo que entendemos como importante, principalmente para o meio rural”, concluiu o presidente do CMDRS.

A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 5 de março, às 8h30, na Câmara Municipal de Manhuaçu. Neste encontro, membros da entidade devem deliberar sobre o diagnóstico elaborado no último evento.

 Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *