Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural será em Março

CMDRS (1) CMDRS (2)
<
>

O 1º Seminário Municipal de Desenvolvimento Rural tem data marcada para acontecer. O evento contará com o apoio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Manhuaçu e será realizado exatamente daqui a um mês, no dia 05 de março, às 9h da manhã, no salão da Câmara de Vereadores. A EMATER também é parceira nesta iniciativa.

Os preparativos iniciais para este seminário foram discutidos nesta segunda-feira, 02/02, durante a reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), ocorrida na parte da manhã.

Seminário

De acordo com o Secretário M. de Agricultura, Flânio Alves, ‘a Prefeita Cici Magalhães apoia esta iniciativa, visando o bem-estar da população que reside na área rural do município. Os temas serão relacionados à produção agropecuária, aos mercados, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), cafeicultura – no que diz respeito de se organizar para o mercado-, SIM (Sistema de Inspeção Municipal), questões ambientais, educação e saúde, além de melhorias nas estradas. Enfim, o seminário é também uma forma de os agricultores apresentarem suas demandas, visando melhorias em suas comunidades’.

Flânio também destacou a organização existente nas comunidades rurais, como os grupos de jovens e das mulheres, além das associações para a comercialização no mercado, daquilo que é produzido. ‘A organização dá trabalho, mas não há outra forma de buscar melhorias se a comunidade não se organizar. Com este pensamento, realizamos reuniões constantes em vários pontos do município, em parceria com a EMATER e o CMDRS, de modo que o serviço público possa chegar de maneira mais eficaz. Sabemos que este esforço gerará renda para o produtor, enquanto agricultor familiar, pois, sabemos do potencial da nossa região para a diversificação da agricultura e que há um espaço para isto’, afirmou.

Na parte da tarde, foi realizada também uma reunião na sede da EMATER, envolvendo a presença do Secretário Flânio e representantes do CMDRS, para tratar destes preparativos.

CMDRS

Esta foi a segunda reunião do CMDRS/ Manhuaçu este ano. O conselho se reúne mensalmente e teve o primeiro encontro logo nos primeiros dias do ano.

De acordo com o Presidente da entidade, Daniel Corsetti, ‘a reunião desta segunda-feira teve a proposta de organizar as comissões que integram a entidade, de modo que os conselheiros, de diferentes localidades, levantem demandas existentes. A partir daí, encaminhamos estas demandas para que os órgãos competentes tomem as devidas providências’.

A organização do CMDRS em Manhuaçu tem inspirado municípios vizinhos, conforme relata Daniel Corsetti. ‘Temos tido experiências positivas na região, sendo convidados a visitar os municípios e explanar sobre o funcionamento e a importância do conselho para as famílias rurais, além de esclarecer sobre os procedimentos necessários para sua instalação’, comentou.

(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *