Manhuaçu capacita agentes para combate ao Aedes. Infestação é alta em toda cidade

dengue4 marizy-dengue2 karina-dengue1
<
>

O índice de infestação por Aedes aegypti em Manhuaçu está em 5,9% (números do último LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti),  muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%. O resultado divulgado na quarta-feira, 31/01, pela Secretaria Municipal de Saúde coloca o município no grupo de municípios de alto risco, embora haja poucos casos notificados relacionados à transmissão pelo inseto.

Casos

Foram registrados até agora seis casos suspeitos de dengue, sendo que dois foram positivos; um caso de chikungunya, mas ainda sem confirmação positiva ou negativa; e nenhum caso de zika vírus.

Conforme a coordenadora de Vigilância Ambiental de Manhuaçu, Emilce Estanislau, a situação preocupa tendo em vista a alto índice de infestação pelo mosquito Aedes em todos os bairros, daí a necessidade do combate firme por parte do município que não tem medido esforços para tal e o comprometimento da população na eliminação dos focos.

Capacitação de agentes de saúde

Na última terça-feira, 30/01, a Secretaria de Saúde promoveu reunião de capacitação dos agentes de saúde com palestras e orientações voltadas para a Atenção Primária. A coordenadora do Setor, Marizy Vasconcelos disse que a meta é levar a informação ao maior número de pessoas quanto aos cuidados que devem tomados por cada cidadão neste momento de combate ao Aedes por meio dos agentes de saúde.

A Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, reforçou a forma de trabalho da Pasta que é sempre estar próximo aos seus colaboradores, estreitando os laços, escutando suas necessidades e traçando estratégias de ação.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *