Minas decreta situação de emergência devido a surto de febre amarela

Minas decreta situação de emergência de saúde pública em três regionais do estado por 180 dias, devido ao surto de febre amarela. Com o decreto, publicado neste sábado no diário oficial Minas Gerais, os 94 municípios que integram as áreas de Belo Horizonte, Itabira (na Região Central) e Ponte Nova (Zona da Mata) podem fazer compras de insumos, materiais e contratar serviços com dispensa de licitação. De acordo com o governo, a medida visa acelerar o processo de prevenção e busca de casos da doença, que já matou pelo menos 16 pessoas no estado. A medida é semelhante à tomada em 13 de janeiro do ano passado, envolvendo 152 cidades em situação de surto por febre amarela. O documento decreta ainda a reabertura da sala de situação criada naquele mês, logo depois de uma onda de mortes no Vale do Rio Doce.

Agora, são 39 cidades na regional de Belo Horizonte, incluindo a capital, 25 na de Itabira e 30 na de Ponte Nova. De acordo com o governo de Minas, o decreto tem a finalidade de fazer com que os municípios ajam preventivamente. Em Brumadinho, na Região metropolitana de BH, equipes das secretarias de estado e municipal de Saúde estão fazendo busca casa a casa, o que exige pessoal e veículos. Como o serviço público demanda licitação, a ideia é não perder tempo e agilizar. Outro ponto do decreto é que nos casos em que matas atravessam mais de um município, fica permitido à administração municipal fazer trabalhos na área verde da cidade vizinha.

Ainda segundo o governo do estado, não significa que as regionais tenham caso de febre amarela, mas as medidas estão sendo tomadas como mecanismos de prevenção. A sala de situação também será reaberta com essa perspectiva. Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, terá ainda a colaboração da Coordenadoria de Estado de Defesa Civil e das secretarias de Estado de Agricultura, Meio Ambiente e de Governo.

A Regional de Saúde de Belo Horizonte tem sete municípios com casos da doença: Belo Horizonte, Brumadinho, Caeté, Itabirito, Mariana, Nova Lima e Rio Acima. São 17 pacientes, sendo que 11 morreram. Apenas em Nova Lima, estão confirmados cinco óbitos, de acordo com o último boletim da SES, divulgado terça-feira. Na regional de Itabira, um paciente teve diagnóstico positivo para a febre amarela, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. Na regional de Saúde de Ponte Nova, há uma morte confirmada pela SES em Barra Longa. Mas a prefeitura da cidade informou um segundo óbito, que ainda não entrou na contagem oficial do estado. Ainda fora do boletim da SES, Sabará também entrou nesta sexta-feira para as estatísticas da doença, com a notificação do caso de paciente internado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *