Manhuaçu: Diretor do SAAE explica reajuste na tarifa de água

Luiz Carlos Carvalho, diretor SAAE Manhuaçu

A adequação na tarifa de água das residências de Manhuaçu entrou em vigor este ano e tem causado dúvidas nos usuários. Por causa disso, e para explicar os reais motivos da adequação, o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, explica que a medida visa não só uma melhor prestação de serviço para a população, mas também equilibrar a equação uso/custo da água.

“É preciso deixar claro que há mais de 10 anos não havia correção da tarifa básica operacional (TBO). Seguíamos apenas a inflação. A partir de agora, com a correção da tarifa, será cobrado o consumo real mais o TBO. Além disso, toda avaliação para efetuar a adequação da tarifa foi feita pelo órgão regulador, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB) da Zona da Mata, que foi instituído por Lei Municipal 3.691, de 26 de abril de 2017, ou seja, foi feito um estudo criterioso para se chegar nestes valores”, explicou o diretor do SAAE.

Antes desta atualização, o valor cobrado pelo consumo da água no município era padronizado, ou seja, a tarifa cobrada era igual de quem consumia um mínimo de água para quem consumia uma quantidade maior, por exemplo em empresas de maior porte. Agora, existe tarifa social, residencial, comercial, industrial e pública.

O estudo realizado pelo CISAB apontou que 25% das famílias de Manhuaçu, que consomem até 5m³ de água, terão preço menor nas contas. Outros 57% dos usuários, que consomem entre 6 e 15 m³ de água, terão uma leve alteração. “Os outros 15% da população que restaram são os que consomem mais água e pagarão apenas pelo consumo real”, avaliou Luiz Carlos.

Ainda segundo o diretor do SAAE, um dos maiores benefícios da adequação de tarifa é a construção, no curto e médio prazo, de uma consciência mais cidadã e do uso racional da água. “Ainda em 2018, nos deparamos com cenas de desperdício de água. Pessoas lavam as calçadas e seus veículos constantemente. Sem dúvida, esperamos que as pessoas tenham um consumo mais consciente”, comentou.

Outros dois pontos levantados pelo diretor é que em Manhuaçu não é cobrada tarifa de esgoto e a TBO Social, para famílias que possuem o Cadastro Único, é a metade do valor integral. Em comparação com outros municípios da região, que prestam o mesmo serviço oferecido pela Autarquia, a conta de água e esgoto em Manhuaçu continua sendo a uma mais barata. “Se somarmos a TBO de outros municípios da região, juntamente com a tarifa cobrada pelo esgoto, as famílias de outros municípios pagam mais do que aqui em Manhuaçu”, concluiu Luiz Carlos.

As famílias inscritas no Cadastro Único, como o Bolsa Família, têm direito ao TBO Social, ou seja, pagaria apenas 50% da tarifa.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *