Tenente-coronel Sérgio Renato assume o Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar

Posse Ten Cel Sergio Renato (12) Posse Ten Cel Sergio Renato (18) Posse Ten Cel Sergio Renato (26) Posse Ten Cel Sergio Renato (52) Posse Ten Cel Sergio Renato (59) Posse Ten Cel Sergio Renato (89) Posse Ten Cel Sergio Renato (91) Posse Ten Cel Sergio Renato (106) Posse Ten Cel Sergio Renato (124) Posse Ten Cel Sergio Renato (167) Posse Ten Cel Sergio Renato (175) Posse Ten Cel Sergio Renato (207)
<
>

Cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 05/01, marcou a transmissão do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar pelo Tenente-Coronel Sérgio Renato da Silva. Ele assume a função em substituição ao Tenente-Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, que será o novo comandante da 15ª Região da Polícia Militar, em Teófilo Otoni.

A primeira parte da cerimônia foi o descerramento da fotografia do Tenente-Coronel Sérvio Túlio na galeria de ex-comandantes.

Autoridades militares, ex-comandantes dos 11º Batalhão de Polícia Militar, lideranças políticas e comunitárias da região, prefeitos, vereadores e secretários participaram da cerimônia de passagem de comando.

O Comandante da 12º Região da Polícia Militar, Coronel Edvânio Carneiro, coordenou a solenidade.

DESPEDIDA

Em sua fala de despedida do comando do 11º BPM, o Tenente-Coronel Sérvio Túlio Mariano Salazar, lembrou da infância, agradeceu aos pais e familiares, esposa e filhos, ressaltou o trabalho dos oficiais e praças do batalhão.

Sobre o trabalho desenvolvido à frente do comando, conseguiu atingir os objetivos que traçou quando assumiu a unidade. “Com destaque no combate ao tráfico de drogas. Fizemos um trabalho forte e muitas prisões, respostas positivas, pessoas que foram tiradas da sociedade e que acabaram levadas à Justiça. Quebramos paradigmas, como aquela ideia que adolescente não era punido. Hoje, em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, conseguimos aumentar a internação desses menores. Em termos gerais. avalio como positivo o trabalho. Tive uma equipe excelente, ações bem integradas com todos os órgãos de defesa social. No mais, quero aqui fazer o meu agradecimento a todos que colaboraram comigo nesse período à frente do 11º BPM”.

RETORNO

O novo comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Sérgio Renato, trabalhou em Manhuaçu durante o início dos anos 2000. Depois disso, foi para Ipatinga no Vale do Aço e Caratinga. Dez anos depois, retorna ao batalhão, agora como Comandante.

Em sua fala, ele agradeceu a Deus por esse momento: “É uma oportunidade e um sonho na minha carreira profissional. O nosso objetivo principal será trazer uma melhor qualidade de vida para a população de Manhuaçu e dos outros 23 municípios dessa região. Enalteço o trabalho feito por todos os ex-comandantes, principalmente o meu amigo Tenente-coronel Sérvio, que terá novas funções agora na PMMG, e garanto que faremos um ótimo trabalho em prol desse batalhão. Podem ter certeza de que, com a proteção de Deus, muita força de vontade, vamos trabalhar pelo bem de todas as comunidades do 11 batalhão”.

Nascido em 1972, em Caratinga, o Tenente-Coronel Sérgio Renato entrou na PMMG como sargento em 1992. Ingressou no curso de Oficiais em 93, chegou a Capitão em 2003, Major em 2012 e Tenente-Coronel em 2015. Nesse período, autuou como comandante de pelotão em Ipatinga, Manhuaçu, Espera Feliz e Caratinga. Depois, nas áreas de Planejamento e Inteligência no batalhão de Manhuaçu e no comando das companhias de Ipatinga, Timóteo e Caratinga, onde implantou e foi o primeiro comandante do 62º Batalhão de Polícia Militar.

Em sua fala de apresentação, ele garantiu estratégias operacionais para o combate à violência na região e afirmou que “a população terá um comandante que trabalha diuturnamente para trazer mais segurança para todos”. Ao final, lançou a proposta de atuar de forma incisiva na divisa dos estados: “Está no nosso planejamento fazer contato com as PMs do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, que fazem divisa conosco, vamos integrar nossos trabalhos e fazer ações em conjunto para melhorar a segurança pública de toda a região”, garantiu.

Uma particularidade marcou a cerimônia. O novo comandante é irmão do Coronel da Reserva da PMMG Geraldo Henrique Guimarães da Silva, que já comandou o 11º Batalhão de Polícia Militar.

No encerramento da cerimônia, houve o desfile da tropa em continência ao Tenente-coronel Sérgio Renato. De forma especial, o ato foi acompanhado do pai dele, Floripes José da Silva.

Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.