Morador de Vilanova retorna para casa após receber medicamento do CAPS

Depois de permanecer 120 dias escondido em meio a uma mata, alegando que estava sendo perseguido e via à sua frente “cachorro branco”, o morador Jemerson, 21 anos, residente em Vilanova foi convencido a retornar para o convívio da família.

Durante o tempo em que permaneceu morando debaixo de uma barraca coberta por saco de adubo, ele ficava completamente assustado ao perceber a aproximação de alguém, sob a alegação de que havia pessoa querendo matá-lo.

Na última semana, um morador do distrito procurou o serviço de saúde mental do município (CAPS II) que, de imediato enviou ao local uma equipe para tomar conhecimento da reação situação e, estabelecer a melhor forma para iniciar o diálogo com o jovem que estava bastante transtornado, ainda utilizava uma foice e um facão. O rapaz estava alimentando de frutas podres, mandioca e animais mortos.

A enfermeira do CAPS II, Rita de Cássia Machado Portugal foi ao local, juntamente com o cuidador Maxwell Silva e o motorista Marcos Antônio Alves Pena, a fim de convencê-lo a retornar para casa. A enfermeira conta que, no primeiro dia o contato foi distante para ganhar a confiança de “Jemerson”, que preferiu dialogar observando todo o movimento da equipe. Com o passar da conversa, de pouco a pouco o jovem aceitou falar um pouco sobre o que estava acontecendo, bem como a condição de que aceitaria o remédio. Pediu à equipe que levasse refrigerante, medicamento e pastel. Exigiu que tudo estivesse lacrado.

Na quarta-feira, a equipe retornou ao local para levar o medicamento (ante psicótico) prescrito pela psiquiatra do CAPS II, para controlar a agitação e o medo, pois a todo o momento ele achava que estava sendo perseguido. Foram aplicadas as injeções, além de medicamento oral. “A presença do familiar e, dos amigos ajudou a convencê-lo no domingo. Mas, tudo isso foi possível porque o medicamento aplicado fez efeito, deixando-o relaxado. Destaco que a coordenação do CAPS II tomou todas as medidas assim que tomou conhecimento do ocorrido”, detalha Rita de Cássia Machado Portugal. O jovem foi atendido na tarde desta terça-feira no CAPS II, onde constatou que ele teve um “surto psicótico”. Foi encaminhado à UPA para hidratação venosa e para uma série de exames. Ele também terá acompanhamento da equipe do CAPS II.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *