Inflamação na tiroide pode ser viral e tem sintomas semelhantes ao de dor de garganta

A tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e, de extrema importância, é responsável pela produção de hormônios que controlam todo o metabolismo. Quando comprometida, não funciona corretamente e acaba provocando variados problemas de saúde.

Hipotireoidismo, hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto são algumas das complicações mais conhecidas, mas sabia que a tireoide pode sofrer com uma inflamação viral e gerar sintomas bem parecidos com os de uma dor de garganta? Trata-se da tireoidite subaguda.

O que é tireoidite subaguda

A tireoidite subaguda (ou tireoidite de Quervain) é uma alteração na tireoide caracterizada por uma inflamação provocada por um tipo vírus, como se fosse uma espécie de “gripe da tireoide”.

Na tireoidite subaguda, o vírus ataca células da glândula e provoca derramamento na circulação dos hormônios estocados, causando sintomas semelhantes ao hipertireoidismo, como cansaço, calor, oscilação de humor e problema no sono, com a diferença de serem acompanhados de intensas dores na região da garganta e dificuldade para engolir alimentos.

Tireoidite subaguda é grave? Como é o tratamento?

O diagnóstico de tireoidite subaguda normalmente é obtido através de exames clínicos e resultados laboratoriais. Em caso de dúvida, o médico poderá solicitar uma biópsia para confirmação do problema. A doença afeta mais mulheres do que homens e sua ocorrência é maior entre pessoas de 30 a 50 anos.

A tireoidite subaguda é, na maioria dos casos, uma doença que se cura por conta própria e sua evolução e sintomas podem ser controlados com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, não oferecendo grandes riscos ao paciente.

Informações MSN

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *