Alerta: a cada cinco segundos, uma pessoa no mundo se torna cega

O Dia Mundial da Visão, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é celebrado anualmente na segunda quinta-feira de outubro. É uma data para refletir sobre a importância da saúde ocular, pois quando a doença é diagnosticada e tratada a tempo pode preservar centenas de pessoas de graves perdas visuais com forte impacto em suas vidas.
Segundo dados da OMS (de 2010), estima-se 285 milhões de deficientes visuais no mundo, sendo 39 milhões de cegos e 246 milhões com baixa visão. No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão (Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Pela análise do crescimento da população mundial, é esperado que, em 2050, pela primeira vez na história, o número de pessoas acima de 65 anos será maior que as de 5 anos. Fenômeno que será mais acentuado em países em desenvolvimento como o nosso. “Considerando o fato de que muitas doenças oftalmológicas guardam estreita relação com o envelhecer, com prejuízos reais para a qualidade de vida do indivíduo, reafirmamos a importância do cuidado com a saúde ocular da população”, afirma Luciene Chaves Fernandes, integrante do corpo clínico do Biocor Instituto, assessora da Christoffel Blindenmission (CBM) e da Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB) na área da baixa visão e membro do comitê científico da Organização Mundial da Saúde para padronização internacional da reabilitação visual.
Segundo a especialista, um dado importante a ser destacado é que 60% a 80% da cegueira do mundo é evitável, podendo ser prevenível ou tratável. Catarata, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética são as principais causas e 20% das cegueiras já instaladas são recuperáveis, de acordo com dados da OMS.
A cada cinco segundos, uma pessoa no mundo se torna cega e uma criança a cada minuto. “Os números nos mostram que já é tempo de eliminar a cegueira evitável no mundo. Os erros refrativos como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, não corrigidos por óculos ou lentes de contato, destacam-se como a principal causa de deficiência visual no mundo (43%). O acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro, como chama a atenção o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.”
A médica explica que a catarata é a principal causa de cegueira evitável e tratável no mundo (50%). Estima-se a incidência de 0,1%, 1 mil casos de catarata/milhão de população por ano. Ela é definida como a opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. Causa baixa da visão e geralmente pode ser tratada com cirurgia. “Embora o fator de risco mais importante seja o envelhecer, ela pode ocorrer já ao nascer ou em decorrência de outros fatores, como o uso de certos medicamentos, doenças como o diabetes ou mesmo trauma ocular.”
Já o glaucoma é uma doença familiar, acomete o nervo óptico de forma progressiva, é assintomática e geralmente decorre de uma pressão ocular acima do suportável. É a segunda causa de cegueira no mundo (10% a 15%), evitável e tratável. No Brasil, estima-se 50 mil cegos por glaucoma. Luciene explica que, muitas vezes, a doença passa despercebida pelo paciente e o diagnóstico é feito no exame oftalmológico de rotina. “Quanto mais cedo se inicia o tratamento, menor a chance de progressão da doença. Daí a importância do exame periódico pois se não tratado adequadamente, o glaucoma evolui com lesão irreversível do nervo óptico.”
O Dia Mundial da Visão é o momento para a conscientização da importância da saúde ocular. Só assim será possível prevenir a perda parcial ou total da visão por causas possivelmente e às vezes facilmente evitáveis, com a implantação de políticas públicas preventivas que torne o acesso de todos ao atendimento oftalmológico.
Responsável Técnica: Dra. Erika Corrêa Vrandecic, CRM/MG 28.946

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *