Mais de 800 veículos serão leilão em Manhuaçu pelo Detran

O DETRAN-MG através da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil realiza entre os dias 10 e 11 de novembro mais um leilão de veículos apreendidos por infração de trânsito e com impedimentos administrativos. Os veículos encontram-se recolhidos no pátio Manhuaçu.

Dr. Carlos Roberto de Souza, Delegado Regional de Manhuaçu explicou que o leilão será totalmente informatizado. ““Implantamos um sistema no qual todo o leilão é acompanhado e os dados lançados no sistema simultaneamente com o arremate do lote, proporcionando assim uma segurança maior para quem está comprando o bem e evitando fraudes durante o processo e lembrando que todas as pessoas que irão participar do leilão terão que fazer um cadastro antes. Este cadastro poder ser feito no dia do leilão ou durante as visitas aos lotes no pátio credenciado”, ”frisa o delegado.

Serão leiloados cerca de oitocentos veículos entre motos e automóveis, sendo que destes alguns considerados sucatas, ou seja, não poderão circular, servindo apenas para aproveitamentos de peças e outros considerados recuperáveis, que poderão circular novamente, isto após reforma, vistoria e licenciamento.

Os veículos recuperáveis, após legalizados poderão circular normalmente em via pública, já os veículos considerados sucatas estão carros e motos em prefeita condições, mas por serem de outros estados, não podem circular e nem serem legalizados em Minas Gerais. “Como não temos condições de dar baixa nas multas e taxas relacionadas há outros estados, estes veículos somente podem ser usados para vendas de peças”, disse o Regional.

De acordo com o edital, o arrematante precisa pagar a taxa de transferência e o seguro obrigatório por Danos Pessoas Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Ainda segundo o documento, os carros e motos considerados “recuperáveis” podem voltar a circular, desde que o comprador tome todas as providências necessárias no prazo e forma exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro e pelas resoluções do edital. Já os considerados “sucatas”, ou seja, irrecuperáveis ou definitivamente desmontados, não podem voltar a circular. “ Estes veículos só podem ser arrematados por pessoas jurídicas que tenham como atividade vinculada ao CNPJ de vendas de pesas usadas e desmanches”, ressalta Dr. Carlos.

Os veículos devem ser pagos à vista, no prazo de três dias. Segundo o Detran-MG, o dinheiro arrecadado é utilizado para pagar serviços de reboque, diárias do pátio onde os veículos são guardados e dívidas como multas e parcelas atrasadas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

As visitações aos lotes já podem faz as visitas para avaliar. “Os interessados em participar do leilão podem visitar os lotes no pátio credenciado. O pátio Manhuaçu fica no Córrego da Sinceridade indo de Manhuaçu para Reduto, primeira entrada ao lado Predalle”, explica – “Antes perder a viagem do que levar um veículo em mal estado pra casa”, opina.

Dúvidas mais frequentes

Veículo recuperável: É aquele que após ser recuperado, receberá o licenciamento e poderá voltar a circular.

Veículo sucata: É aquele que deverá ser desmontado e não poderá voltar a circular. SÓ PODERÁ SER ARREMATADO POR PESSOA JURÍDICA (EMPRESA) COM CNPJ.

Pagamento: A pessoa que arrematar o veículo receberá um DAE (documento de arrecadação estadual) e terá 03 (três) dias úteis para quitá-lo diretamente nas agências bancárias do Itaú; Brasil; Bradesco; Mercantil do Brasil e Bancoob. Nenhum valor é pago no momento do arremate.

Documentos necessários para arrematar veículo: cédula de identidade, CPF e comprovante de endereço. E no caso de empresas cópia do cartão CNPJ.

A comissão de leilão frisa que não existem despesas com o pátio e nem tem que pagar comissão para o leiloeiro.

Jailton Pereira – Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *