Matipó: Escola Waldomiro Mendes de Almeida comemora 60 anos com desfile

No último domingo, 29/10, a Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida,  comemorou 60 anos em Matipó. Um desfile cívico apresentou com um colorido especial  a trajetória do educandário fundado em 21 de abril de 1957 pelo padre Joaquim da Silva Guimarães com o nome de Ginásio São João, nome dado pelo 1º diretor e fundador e por seus colegas Raimundo Augusto Magalhães, Osíres Linhares Fraga, Osmar Monteiro Gomes, Antônio Heleno Filho, João Antônio Sabino, João Carlos Sobrinho, José de Alencar Pereira e Antônio Marinho Machado. A denominação foi escolhida para prestar homenagem ao nome da cidade à época: “São João de Matipó”.

O início

No início a escola contou com a dedicação de seu diretor e dos professores voluntários que se desdobraram para oferecer aos alunos as oportunidades proporcionadas pela educação, destacam-se o Dr. Alberone José de Paiva, professor Antônio Marinho Machado (muito aplaudido durante o evento), Osmar Monteiro Gomes, João Antônio Sabino, Alaor Antônio Sabino, Arly Lessa Pessoa, Maria Heleno de Oliveira e Derly Helena de Oliveira que almejavam uma comunidade mais informada, culturalmente mais preparada a partir da educação.

A trajetória

Em 1964, foi autorizado o funcionamento das turmas de 5ª a 8ª séries e o curso de 2º grau, com habilitação em Magistério.  Poucos meses depois, já em março de 1965, a instituição se vinculou à rede dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais. Em setembro de 1968, passou a se chamar Colégio Normal Oficial de Matipó, tendo em vista o oferecimento do curso de Magistério em sua grade curricular.

Denominação atual

Em 1988 recebeu a denominação de “Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida”,  em homenagem ao Senhor Waldomiro Mendes de Almeida, líder político do município e prefeito por vários mandatos.

Atualmente a Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida conta com 1293 alunos matriculados, sendo 473 no Ensino Médio, 623 no Ensino Fundamental Anos Finais, 31 na EJA Fundamental, 72 na EJA Médio e 94 cursando o Magistério. A escola disponibiliza de 101 funcionários que trabalham visando o bom desempenho dos alunos. Os projetos desenvolvidos pela escola são elaborados de modo a permitir que os alunos adquiram e desenvolvam determinadas habilidades e sintam-se co-responsáveis pelo seu processo de aprendizagem, permitindo também o seu enriquecimento curricular.

Parabéns Escola Estadual Waldomiro Mendes de Almeida pelos seus 60 anos. Parabéns à atual diretora Érica Gomes Vieira Quintão e a toda a equipe que organizou o desfile. Foram mais de 3 meses de trabalho árduo e dedicado. Parabéns a todos os participantes que tornaram mais bela a manhã de domingo, em Matipó.

Luiz Nascimento – Fotos: Arquivo da Escola

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *