Manhuaçu: Pedal Rosa traz mobilização contra o câncer de mama

Com grande participação popular, o passeio ciclístico ‘Pedal Rosa’ movimentou a cidade em uma positiva mobilização para a campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Esportes, apoiou o evento, ocorrido no último dia 22.

Pelas principais ruas e avenidas, ciclistas usando, em sua maioria, roupas cor-de-rosa chamaram a atenção para esta importante campanha de prevenção em saúde.

A iniciativa do evento foi tomada pelo grupo ‘Amigas da Montanha Mountain Bike’. De acordo com Andréia Campos, da comissão organizadora, o evento foi realizado pela primeira vez em Alto Caparaó, em 2016. Na ocasião, houve grande adesão de jovens e adultos, o que motivou a organização a trazer este passeio para Manhuaçu.

O Secretário de Esportes, Jânio Garcia Mendes, parabenizou os organizadores do evento e evidenciou a importância desta iniciativa. Jânio também destacou a atenção da Prefeita Cici Magalhães em diversas ações nas áreas de Saúde e de Esporte, entre outras, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos. Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que um centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *