Feira da Paz vai homenagear Isaura da Paixão

A Prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães reuniu vereadores, secretários e amigos para anunciar a homenageada nos 140 anos de Manhuaçu. Foi escolhida: Isaura da Paixão, uma voluntária em vários projetos sociais e entidades, e que será a personalidade que será destaque na 38ª edição da Feira da Paz, de 3 a 5 de novembro.

Isaura Pereira da Paixão é filha de Fani Pereira da Paixão e Lourenço Cesário da Paixão, nascida em 24 de março de 1957, sendo a caçula de sete irmãos, todos nascidos em Vilanova.

Toda a sua história começou através de seus pais. Seu pai era tropeiro e vivia viajando no lombo de um burro a serviço, enquanto sua mãe criava os filhos além de ajudar várias pessoas, sendo que algumas delas eram até mesmo abrigadas em sua casa. Fani, com o seu imenso coração, sempre muito paciente e carinhosa, mesmo com muitos afazeres, como cozinhar, cuidar da casa, da lavoura, hortas, gado, começou a ensinar as crianças que eram filhas de trabalhadores a ler e a escrever.

As aulas eram ministradas em uma das casas situada na propriedade da família de Fani. Com o passar do tempo, o número de alunos aumentou e já com seus filhos criados e alguns até formados, nesta mesma escola, sua filha Terezinha Paixão Rodrigues começou a lecionar, assim como outras professoras que vinham de fora.

Sua filha Isaura sempre foi muito determinada e dedicada e assumiu responsabilidades na capela que existia na comunidade. Através disso surgiu o seu dom de liderança e ela realizava várias atividades e apresentações com os jovens, como dança, gincanas, teatro e conseguia envolver toda a comunidade e até mesmo as comunidades vizinhas. Isaura realizava também várias festas e conseguia atrair a todos, das crianças aos idosos. O seu poder de liderar e de ajudar o próximo era tão grande que através disso e de muita luta, com a ajuda de sua irmã Terezinha e da comunidade, conseguiu a construção da primeira Escola.

Além da construção da escola, também arrecadaram fundos e com a ajuda do senhor Joaquim Baldino conseguiram a doação do terreno onde foi construído o primeiro posto de saúde.

O senhor Joaquim Baldino também é uma pessoa de destaque na comunidade de Vilanova, pois ele esteve envolvido com as construções das primeiras moradias nessa comunidade, que hoje se encontra com tantas melhorias.

Após o término da construção do posto de saúde, como Isaura sempre foi em busca de conhecimento e era a mais qualificada da época, ficou como responsável por este posto e realizava os procedimentos necessários, como aplicação de vacinas e curativos.

Além de ser a responsável pelo posto de saúde, como era muito prestativa e preocupada com a saúde de todos, sempre que necessário levava alguns pacientes para receber atendimento em outras cidades. Como na época não existia recurso para este fim, ela abrigava essas pessoas muitas vezes na casa de seus parentes e amigos e costumava até pagar algumas despesas com sua própria renda.

Através de sua luta e busca por melhorias na comunidade surgiu a oportunidade de Isaura trabalhar na área da saúde dentro de Manhuaçu, realizando várias funções. Depois foi também na área da educação, adquirindo assim mais facilidade para resolver os problemas da educação em Vilanova e dentro de Manhuaçu.

Com o tempo veio a oportunidade de se candidatar ao cargo de vereadora. Com a vitória nas eleições se tornou a primeira mulher eleita pelo voto direto, após a ditadura, a ocupar o cargo de vereadora em Manhuaçu e com isso conseguiu mais conhecimento e também mais recursos, sendo possível melhorar sua comunidade.

Isaura se esquecia dela própria para pensar e buscar melhorias para Vilanova e conseguiu o primeiro posto telefônico, a construção do correio, instalação de rede de esgoto em algumas ruas e água tratada. Porém, como ficou muito envolvida com o deslocamento de pessoas que necessitavam de tratamento de saúde em Belo Horizonte acabou não realizando sua campanha como deveria e perdeu a segunda eleição que concorreu.

Mas Isaura continuou envolvida com vários departamentos da prefeitura e com o passar dos anos surgiu a oportunidade de ir trabalhar no Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu como mobilizadora do Senar Minas. Com o seu grande poder de liderança e de conhecimento, acabou conseguindo várias amizades e realizar vários cursos em prol da melhoria da região.

Isaura representa o Sindicato dos Produtores Rurais em várias entidades e atividades, todas elas VOLUNTÁRIA, como: Conselho de Alimentação Escolar de Manhuaçu, Conseas, Consep, CBH (Comitê da Bacia Hidrográfica) de Manhuaçu, Forea, Codema, Conselho do Hospital César Leite, Conselho do Consumidor da Energisa.

Isaura continua sendo uma pessoa ativa tanto na comunidade quanto no município, por todos esses motivos, foi escolhida para ser a homenageada na 38ª Feira da Paz de Manhuaçu.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *