Alerta! Golpe no WhatsApp simula liberação de 14º salário pelo Governo federal

golpe14salario--Pagamento não existe e a Caixa não distribui informações pelo aplicativo de troca de mensagens

A informação de que o governo federal liberou o primeiro lote do 14º salário para os aniversariantes dos meses de janeiro a junho a ser pago pela Caixa Econômica Federal continua circulando pelo WhatsApp. Mas a notícia é falsa. Tudo não passa de um golpe. Esse pagamento não existe. Portanto, não caia! A Caixa reforçou que não distribui informações pelo aplicativo de troca de mensagens.

Com a proximidade do fim de ano, os “hackers”, ou seja, cibercriminosos especializados em invasões maliciosas no ambiente virtual, para enganar os usuários de smartphones com o golpe do 14º salário e fazer novas vítimas. Segundo informações de uma empresa brasileira de segurança online, mais de 770 mil pessoas já caíram nesse novo golpe que circula pelo WhatsApp.

O objetivo dos criminosos é infectar telefones para que eles possam aplicar, mais tarde, golpes financeiros. O golpe funciona assim: a mensagem diz que quem já trabalhou com carteira assinada pode conferir, por meio de um link, se tem o direito a receber o 14º salário, um valor equivalente a um salário mínimo.

Ao clicar no link, o telefone é automaticamente infectado. Quando a pessoa acessa o link, a vítima precisa responder a três perguntas. Independentemente das respostas fornecidas, o usuário é encaminhado para uma nova página que sinaliza um benefício disponível a ser resgatado.

Mas, para realizar o suposto saque, é necessário que ele compartilhe o link com dez amigos ou dez grupos de conversa via WhatsApp. Desta forma, o hacker consegue disseminar de forma mais rápida o golpe, atingindo um maior número de vítimas.

O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, o criminoso solicita permissão para enviar notificações ao celular do usuário. Isso permite que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links.

Para não cair em armadilhas na internet, como em golpe no WhatsApp, é importante que você desconfie de qualquer tipo de promessa exagerada que chega por mensagens, checando sempre se é algo real, ao entrar em contato diretamente com a empresa ou órgão do governo envolvido.

Além disso, é imprescindível manter no seu celular um software de segurança. A Caixa informou ainda que a disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, WhatsApp, sites falsos ou por telefone. A instituição também explica que, em casos de dúvidas, os clientes têm a sua disposição os canais de atendimento ao cliente Caixa, como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências.

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *