Manhuaçu: Secretaria Municipal de Saúde adquire equipamento de audiometria

audiometria audiometria-2Com recursos de emenda parlamentar, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu adquiriu recentemente os aparelhos de audiometria e imitanciometria, para a realização de exames auditivos indolores e rápidos, de grande importância para detectar uma perda auditiva ou ausência dela.

Estes exames avaliam de forma precisa, a capacidade que o paciente tem de ouvir os sons. Quando detectada qualquer anormalidade auditiva, os mesmos permitem detectar o grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando a progressão da perda auditiva e auxiliando num diagnóstico precoce. Estes exames serão ofertados aos usuários de Manhuaçu e dos municípios da Microrregião de Saúde de Manhuaçu.

Com a oferta desses exames no município, os usuários poderão realizá-los sem se deslocar para outras cidades, otimizando o atendimento e facilitando seu acesso. A depender da perda auditiva detectada, os pacientes poderão ser encaminhados para o Programa de Saúde Auditiva de Manhuaçu, que realizará a avaliação para fornecimento de próteses auditivas aos usuários do SUS.

Este programa funcionará a partir de novembro deste ano, de 13:00 às 17:00 horas, tendo como referências técnicas uma fonoaudióloga e uma assistente social. Esses profissionais serão responsáveis pelo acolhimento do usuário, sua avaliação auditiva e por todas as orientações necessárias ao acesso, adaptação e manutenção das próteses auditivas.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, esse é mais um avanço importantíssimo para o município, principalmente para a Divisão de Reabilitação. “Isso demonstra que o nosso compromisso com os munícipes é diário. È o compromisso também da prefeita Cici Magalhães, que se preocupa com a saúde e o bem estar de todos”, comenta Dra. Karina Gama.

A coordenadora da Divisão de Reabilitação, Caroline Lacerda ressalta que o acesso aos exames no município minimizará a espera por um diagnóstico rápido e preciso, visando uma melhor qualidade de vida do paciente, já que a audição é um sentido sensorial muito importante para a comunicação humana.

Assessoria de Comunicação da SMS – Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *