SMS reforma setores de cozinha e lavanderia

antes-dareforma reforma-sms-sus reforma-sms-sus-2 reforma-sms-sus-3Cada vez mais a Secretaria Municipal de Saúde está proporcionando ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para a execução do trabalho, colaborando para a saúde e o conforto dos funcionários, fatores que refletem no desempenho de cada um.

Em paralelo com as condições físicas e estruturais, estão a reforma da cozinha, lavanderia, refeitório e almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as repartições foram reformadas nas partes internas e externas. A modificação em todos os setores supõe mudanças também na maneira como as atividades se dão. O trabalho foi intenso e teve parceria do Setor de Compras, e equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde.

Inaugurada em setembro de 2010, a cozinha do SUS nunca havia passado por uma reforma. Ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales estabeleceu que houvesse a atenção voltada para a reforma, visto que,o local precisava de extremo cuidado para manter a boa qualidade da alimentação. O refeitório também ganhou “cara nova”, lavanderia, para atender as normas legais. O desafio maior foi o de tornar o ambiente interessante, vibrante e confortável para quem trabalha e frequenta assiduamente.

A nutricionista, Karina Cerqueira de Carvalho Garcia, acompanha diariamente a elaboração do cardápio na cozinha do SUS. Ela explica que a UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) da Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela elaboração, produção, distribuição das refeições e lanches, aos pacientes da UPA, acompanhantes e colaboradores de várias unidades da instituição: (CAPS I, CAPS II, CAPS AD, Policlínica, ESF, Farmácia Popular de Manhuaçu, CEAE (Viva Vida) e Vigilância ambiental.

A população atendida pela Unidade de Alimentação e Nutrição é bastante diversificada, tanto com relação à faixa etária, tipos de doenças, hábitos alimentares com relação às pessoas sadias que prestam assistência aos pacientes. “Trabalhamos para fornecer refeições e lanches balanceados, visando auxiliar na recuperação do paciente, e na satisfação dos nossos colaboradores”, explica a nutricionista Karina Cerqueira de Carvalho Garcia. Garantir a segurança alimentar também é um dos objetivos da Unidade, desde a compra e o recebimento da matéria-prima até a sua preparação e distribuição.

A Secretária de Saúde, Dra Karina Gama dos Santos Sales, ressalta ainda, que estas e outras mudanças acontecem para melhorar o ambiente de trabalho, e garantir a qualidade dos produtos elaborados. Reitera que, o apoio incondicional da prefeita Cici Magalhães tem sido fundamental para que todas estas melhorias sejam realizadas.

Hoje, a unidade fornece em média cinco mil refeições e 27 lanches especiais ao mês. Diariamente, os pacientes recebem duas refeições (almoço e janta) e três lanches. Os colaboradores recebem almoço e janta, café da manhã, café da tarde e café da noite. A unidade serve as refeições de rotina, que são as dietas livres e sopas, também as especiais (branda, hipossódica, para diabetes, doenças renais entre outras). Além das refeições e lanche, é fornecida também a dieta enteral (alimentação administrada por sonda), aos pacientes internados.

Uma equipe especial

A Unidade de Alimentação e Nutrição é composta por uma nutricionista, uma assistente social, duas cozinheiras e sete auxiliares de cozinha. Todos os dias, a equipe inicia as atividades às 5:30 e encerra às 21hs, sempre com a sensação do dever cumprido.

Informações Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *