Recuperandos da APAC se formam em mecânica básica de automóveis

recuperandosapac recuperandosapac-2Vinte e nove recuperandos da Apac (Associação de Proteção e Assistência a Condenados) concluíram com êxito o curso de mecânica oferecido pela unidade prisional em parceria com o Instituto pela Paz, através da escola Móvel Sesi/Senai. O recuperando Paulo Henrique está entre os qualificados para o cargo. Ele aproveitou a ocasião para agradecer pela oportunidade: “uma chance na vida da gente”, ressaltou.

O curso teve a duração de 80 horas, com aulas teóricas e práticas, abordando conhecimentos sobre motor, transmissão, suspensão, direção e freios. Segundo o instrutor Brian Ferreira, uma iniciação profissional, estando o recuperando apto a ser um auxiliar mecânico. “Um recomeço para eles com uma profissão que está em falta no mercado”.

Dentre os formandos, João Paulo abraçou a oportunidade. É o seu segundo curso profissionalizante. Além do conhecimento, a busca por uma segunda oportunidade. “Foi um curso bom porque muita gente desacredita pelo nosso passado lá fora. Estamos mostrando para a sociedade que a gente é capaz de recuperar e esquecer aquela vida que tínhamos lá fora”, destacou.

O método APAC vem se solidificando. Por trás do muro, o acreditar na ressocialização. O Juiz de Direito, Consuelo Silveira Neto, destacou a importância do trabalho, da qualificação e de uma oportunidade. “Um dos pilares da ressocialização é o trabalho. A APAC já conta com uma escola regular em que 96 recuperandos frequentando os bancos escolares. Estudo e trabalho para que o recuperando possa retornar à sociedade”.

Os cursos abrem portas para aqueles que vão retornar à sociedade com uma nova visão e precisam de uma segunda chance. O presidente da APAC, Helan Tebas, falou do diferencial de oferecer a oportunidade de ressocializar. “Ou seja, ele não precisa voltar para o crime”, concluiu.

Informações TV Supercanal, Caratinga

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *