Dia D de Multivacinação é hoje. UBS funcionam até 17h00

multivacinaçãoCom o slogan “Unido fica mais protegido”, a Campanha Nacional de Multivacinação será desenvolvida até 22 de setembro e neste sábado, 16/09, é o dia D, quando todas as unidades de saúde funcionam até às 17h00. O público da campanha são as crianças menores de 05 anos, crianças de 09 anos e menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Esta é a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte, torna-se fundamental que os pais levem a caderneta de vacinação para atualizar a situação vacinal. Quem não tiver a caderneta, deve comparecer à Unidade de Saúde a fim regularizar a situação vacinal do filho, pois, objetivo é otimizar a cobertura em todo o município, ampliar grupos e faixas etárias com o intuito de deixar uma maior parcela da população mais protegida.

Maria Cristina Caldeira Duarte relata que, tendo em vista a complexidade do atual calendário de vacinação que dispõe de 14 vacinas para crianças menores de 05 anos e 05 vacinas para os adolescentes, torna-se fundamental que toda população alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação. As unidades de saúde já se encontram abastecidas com as doses necessárias para imunizar os grupos prioritários, e os profissionais de saúde poderão avaliar se alguma vacina não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales comenta sobre a responsabilidade dos responsáveis, não estarem deixando para a última hora. Mesmo tendo o período de 11 a 22 de setembro para atualizar a caderneta de vacinação, já foi definido que no dia 16 de setembro acontecerá o DIA D(Dia de Mobilização Nacional), no horário de 08h00 às 17h00, para oportunizar aqueles pais que não tiverem o tempo necessário para comparecerem durante a semana na unidade de saúde mais próxima de sua casa. “Quero destacar que, os pais poderão ter essa oportunidade de levar os filhos, para atualizar o cartão. Os pais também poderão atualizar o cartão nesse período. A participação de todos é fundamental”, comenta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Luane Mota de Sales.

Luiz Nascimento com informações da SMS Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *