Polícia Civil retoma rede de contatos a nível internacional

A Chefia de Polícia Civil junto à embaixada da China no Brasil e com apoio de empresas multinacionais chinesas, retoma um de seus mais importantes projetos de crescimento de sua História, a formação de uma rede de contatos com policiais e agências internacionais de investigação criminal.

A criação de uma rede internacional de contatos, ou networking internacional, voltada para a troca de experiências entre integrantes da Polícia Civil de Minas Gerais e outras polícias investigativas do mundo trouxe no passado efetivos resultados para a segurança mineira, por exemplo, no combate ao crime de extorsão mediante sequestro nos anos 90. Retornar com este projeto é indispensável para colocar a Polícia Civil de Minas Gerais novamente na vanguarda do combate ao crime organizado e aos crimes promovido por quadrilhas especializadas.

Estamos num mundo altamente especializado, tecnológico, dinâmico onde a capacitação é a cada momento mais exigida. Neste mundo da informação, de uma sociedade altamente complexa, somente especialistas altamente capacitados podem verdadeiramente produzir produtos de qualidade. Somos nós Policiais Civis especialistas em produzir investigação, identificar e apontar autores de crimes e provar a materialidade destes crimes. Imprescindível, penso, estarmos buscando capacitação e conhecimento ininterruptos. Indispensável ir e buscar conhecimento e experiência onde quer que estejam. Não podemos ficar numa bolha.

A ferramenta necessária para trazer segurança aos nossos irmãos mineiros e brasileiros é, sem dúvidas, o conhecimento humano; conhecimento aplicado à investigação adquirido por nosso policiais civis é a ferramenta.

Adquirir conhecimento é demorado e por vezes custoso; o conhecimento está em pessoas ou organismo e estes estão em todas as partes do mundo, às vezes longe. Formarmos continuamente um corpo de policiais civis investigativos mineiros altamente especializados e capacitados para o combate ao crime não é tarefa de um dia, mas resultado de um investimento contínuo.

A Academia de Polícia Civil vem promovendo cursos de capacitação continuada em número e qualidade impar em sua História. Intercâmbio internacional possibilitou a vinda do DEA – Drug  Enforcement  Administration, órgão policial americano de combate ao tráfico ilícito de drogas – que está ministrando treinamento aos policiais civis de Minas Gerais iniciado esta semana no Campus da Academia de Polícia Civil. Precisamos criar oportunidades, aproveitar o momento e buscar experiências para incrementar nossos treinamentos e capacitações.

Mesmo com todas as limitações orçamentárias momentâneas, sem custos para o cidadão mineiro, estaremos nestes próximos dias, mesmo que ainda com pequeno grupo de policiais civis, realizado uma visita às polícias Chinesa buscando estabelecer uma rede de contatos que serão úteis tanto para a realização de investigações complexas, como também e principalmente para a troca de experiências e conhecimentos em tecnologias e técnicas investigativas.

Estaremos buscando novas formas de trazermos conhecimentos para nossos policiais civis. Os esforços para fazer da Polícia Civil de Minas Gerais uma instituição indispensável à promoção da segura dos mineiros devem ser continuados e devem ultrapassar qualquer gestão. Deve ser um esforço além do individual; deve ser um esforço institucional fundamental. Qualidade no combate aos crime é o que os Mineiros esperam da PCMG. Qualidade na investigação será obtida com qualificação, especialização de nossos quadros e também formação de uma rede ampla de contatos nacionais e internacionais.

Informações PC

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *