Novo Fórum Desembargador Alonso Starling é inaugurado em Manhuaçu

Inauguracao Forum Fotos CH (20) Inauguracao Forum Fotos CH (26) Inauguracao Forum Fotos CH (47) Inauguracao Forum Fotos CH (56) Inauguracao Forum Fotos CH (64) Inauguracao Forum Fotos CH (71) Inauguracao Forum Fotos CH (75) Inauguracao Forum Fotos CH (79) Inauguracao Forum Fotos CH (102) Inauguracao Forum Fotos CH (112) Inauguracao Forum Fotos CH (114)O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou na manhã desta quinta-feira, 24, o novo prédio do Fórum Desembargador Alonso Starling, no bairro Bom Pastor. A cerimônia também marcou o início das atividades do  Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Presidida pelo Vice-Presidente do TJMG Desembargador Saulo Versiani Penna e pelo Juiz Diretor do Foro da Comarca de Manhuaçu Dr. Vinícius Dias Paes Ristori, a cerimônia teve a presença do desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, atualmente superintendente administrativo do Tribunal de Justiça, do Desembargador Edison Feital Leite e do juiz Maurício Pinto Ferreira (que atuaram em Manhuaçu), a Prefeita Cici Magalhães, Presidente da Câmara Jorge Augusto Pereira, Presidente da OAB/Manhuaçu Alex Barbosa de Matos, a Promotora de Justiça Vanessa Maia, bem como os demais juízes, promotores, autoridades militares e eclesiásticas locais.

NOVO PRÉDIO

O novo prédio tem cinco pavimentos, custou cerca de R$ 18 milhões e tem capacidade para abrigar até nove varas judiciais. A construção começou em fevereiro de 2015 e terminou em abril de 2017. Com a construção, o TJMG garante melhores condições de trabalho a magistrados e servidores e um atendimento melhor aos cidadãos.

Além de ambientes adequados à realização dos serviços, o novo prédio unifica todas as atividades judiciais no mesmo espaço, facilitando o acesso do usuário à Justiça. Anteriormente, os setores do Judiciário na comarca funcionavam em mais de um prédio, exigindo que, em muitos casos, o cidadão se deslocasse para resolver as questões judiciais.

O Desembargador Saulo Versiani Penna ressaltou que esse foi um esforço do TJMG, sob o comando do presidente Desembargador Herbert Carneiro, para dar mais dignidade para os servidores e para os cidadãos.

HOMENAGENS

A cerimônia teve o lançamento de um selo comemorativo da inauguração do novo prédio. Os Correios realizaram a apresentação da estampa, que mostra a fachada do Fórum, e a obliteração dos primeiros selos com a participação das autoridades presentes.

O Juiz Diretor do Foro, Dr. Vinícius Ristori, contou a trajetória de cerca de vinte anos até a inauguração da obra. “É uma edificação que irá servir muito bem a comunidade de Manhuaçu e dos cinco municípios que integram a comarca. É um sonho alcançado após muitos anos de luta e de busca por um terreno adequado e por orçamento para a construção. O prédio é bastante funcional, de qualidade, mas sem luxo. Ele foi planejado para que seja um ambiente agradável”, pontuou.

Ainda na cerimônia, foram entregues placas de agradecimento aos ex-prefeitos Sérgio Breder e Adejair Barros, que viabilizaram o terreno, e ao engenheiro agrimensor Joubert Bairral Vasconcelos.

CEJUSC

Ainda foi inaugurado o Cejusc, que terá como coordenador o juiz Vinícius Dias Paes Ristori. O Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania concentra audiências e sessões processuais e pré-processuais de conciliação e mediação.

No espaço também funciona o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. O objetivo do Cejusc é promover a solução dos conflitos por meio do diálogo entre as partes.

Informações Portal Caparaó/TJMG

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *