6ª Jornada do Patrimônio Cultural prossegue em Manhuaçu

mcucultura mcucultura2 mcucultura3 mcucultura4A Feira Gastronômica e Cultural desta sexta-feira, 18, será a terceira atividade da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Manhuaçu. O evento traz ainda outras novidades importantes como o encerramento da Campanha SOS Fraldas – que visa a arrecadação de fraldas geriátricas para o Asilo São Vicente de Paula –, o sarau musical e o novo endereço: a feira mudará da Praça Cordovil Pinto Coelho para a vizinha Praça Cinco de Novembro (entre o prédio dos Correios e o semáforo da R. Luiz Cerqueira).

A Jornada do Patrimônio Cultural é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manhuaçu e o Governo de Minas Gerais. Ao todo são cinco atividades, distribuídas no mês de Agosto.

A Prefeita Cici Magalhães tem participado de todas estas atividades, congratulando com a população estes agradáveis momentos de encontro e de convívio social, além do resgate da cultura e das tradições locais.

A Feira Gastronômica e Cultural é marcada pelo bom gosto e a criatividade dos participantes em diversos pratos das culinárias árabe, oriental e brasileira, chopp e hambúrguer artesanal, bebidas, doces e salgados, etc. Além disso, diversão para as crianças com playground, cama elástica, pula-pula e escorregador; palco para apresentação do Sarau Musical e praça de alimentação com mesas e cadeiras para o público.

Cultura por toda parte

O primeiro evento da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais em Manhuaçu teve início no último dia 04, com o Encontro de Grupos da Cultura Popular de Manhuaçu, na Praça Dr. César Leite. O evento envolveu diversas atrações, como danças folclóricas (grupo de Folia de Reis), danças afro e típicas dos países dos imigrantes que se estabeleceram na cidade. Houve ainda a reinauguração do Espaço Cultural Só Arte, com a fundação da Associação Manhuaçuense de Artesãos, apresentando trabalhos manuais em feira de artesanato organizada no local.

O segundo evento foi a solenidade de Premiação do ‘Maior Tapete da Santa Ceia em Areia Colorida’, com palestra do Patrimônio Imaterial, no último dia 07. Realizada no Anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, a cerimônia envolveu também a entrega de troféus e certificados para todos os participantes da confecção deste tapete. A façanha colocou o nome de Manhuaçu no livro dos recordes, homologado pelo Rank Brasil.

O 4º evento da jornada será no Palácio da Cultura, no próximo dia 25, a partir das 7h da manhã, com a participação de estudantes da EE Antônio Wellerson. Trata-se do Workshop com Exposição e Artes e Desenhos dos artistas de Manhuaçu e palestras abordando os temas ‘Diálogo entre passado e presente’ e ‘Educação Patrimonial e Acessibilidade’ e ‘Vídeos Históricos de Manhuaçu’.

No dia 30, a jornada será encerrada com 3º Café Literário Poemas e Poesias, com palestras e lançamento do livro ‘Eterno Amor’, da jovem escritora Natália Schettine; apresentação de quadros históricos e visita ao acervo da biblioteca pelos estudantes de escolas públicas e privadas. O encontro será realizado na Biblioteca Municipal, no centro da cidade, a partir das 8:30h.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *