Ipanema: Preparativos a todo vapor para a 8ª Festa do Queijo

festa do queijoqueijo-ipanemaO Parque de Exposições da CASEMG recebe os preparativos finais para sediar a oitava Festa do Queijo.

Destaque para o local onde será realizado o corte e distribuição das iguarias gigantes, que recebeu calçamento com bloquetes. Uma arquibancada foi montada para o público não perder um lance da cerimonia de corte.

Todo o espaço da festa recebe decoração com tema rural.

Veja abaixo como está ficando o espaço.

A FESTA

A oitava edição da Festa do Queijo de Ipanema MG acontece neste final de semana, de 28 a 30 de julho de 2017. O “queijão” mais uma vez será auditado pelo “Rank Brasil” (Livro dos Recordes Brasileiro) e o município poderá novamente quebrar o seu próprio recorde, chegando a duas toneladas.

O doce de leite gigante também fará parte da festa e a fábrica de doces “Nhá Nair” vai tentar mais uma vez quebrar seu próprio recorde no Rank Brasil. O desafio será produzir um doce em barra com mais de 568 Kg.

Nesta edição, a grande novidade é que o troféu de recordista na fabricação do queijo poderá mudar de mãos. O Laticínio Dois Irmãos, empresa tradicional no município, topou o desafio e está produzindo o queijo gigante neste ano. O recorde atual na fabricação da iguaria pertence à Capil com um queijo de 1910 Kg, produzido em 2016.

O bule gigante com cerca de mil litros de queimadinha, que é uma mistura de leite com açúcar queimado, completa a lista de iguarias gigantes.

Outra novidade do evento é a mudança de local. Nas sete edições anteriores, a festa aconteceu na praça central da cidade, a Praça Coronel Calhau, e agora o Parque de Exposições da CASEMG será o palco do evento, oferecendo mais segurança e conforto aos participantes.

No primeiro dia do evento, sexta-feira, 28, acontecerá o concurso de queijo e cachaça artesanal, com premiação em dinheiro para os três melhores produtores de cada categoria.

Como complemento, shows musicais vão embalar a sexta e o sábado. Destaque para a apresentação do cantor capixaba, Alemão do Forró, que tem se apresentado nos principais eventos do Espírito Santo e é destaque no cenário nacional em seu gênero.

Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda durante o evento. Cursos de culinária do queijo também serão realizados na semana que antecede ao evento pelo SENAC e SEBRAE.

Fabricação do Queijo, Doce e Queimadinha

Para a produção do queijo, que está em fase de maturação, foram gastos aproximadamente 21 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

A produção do doce de leite, que neste ano pretende alcançar os 600 kg, leva leite, açúcar, glicose e um redutor de acidez e o cozimento é a vapor. Ele será produzido na sede da fábrica de doces Nhá Nair, na semana da Festa. Para a quantidade de 600 quilos, o processo de preparo dura até 8 horas. Para a produção serão usados aproximadamente 1.300 litros de leite e 400kg de açúcar. Após o processo o doce vai para a enformagem e ‘‘descansa’’ até o dia 29 de julho quando será auditado pelo Rank Brasil e seguirá para o desfile pela cidade.

Uma chaleira gigante com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro estará no parque de exposições e através dela será produzida a queimadinha

Desfile, Distribuição e Fiscalização

Às quinze horas e trinta minutos do dia 29 de julho (sábado), o queijo e o doce de leite, serão auditados por um fiscal do Rank Brasil, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo. A apresentação dos dois produtos está marcada para as dezesseis horas, com um desfile pelas ruas da cidade e distribuição gratuita no parque de exposições, onde estará a chaleira gigante com a queimadinha.

Concurso Queijo e Cachaça Artesanal

Além da degustação do queijo, do doce de leite e da queimadinha, um Concurso de Queijo e Cachaça Artesanal vai expor os principais produtores de Ipanema e região, em um evento que será realizado no dia 28 (sexta-feira) a partir das 20 horas. Uma comissão vai julgar os melhores, que serão premiados.

Ipanema

Ipanema é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 19 mil habitantes, localizada a 190km de Governador Valadares, 75 km de Caratinga e 80 Km de Manhuaçu, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira.

A Festa é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio da Laticínio dois Irmãos, da fábrica de doces Nhá Nair e da latícinio Delbom para a produção do Queijo, do Doce de Leite e da queimadinha.

Cursos de culinária do queijo

A cozinha móvel do SENAC está estacionada na Praça da Matriz desde o dia 17 de julho, sob a responsabilidade da economista doméstico, Maria Goretti Starling de Oliveira, oferecendo cursos sobre a correta manipulação de alimentos e receitas inovadoras, tendo como ingrediente principal o leite e seus derivados.

Visita às escolas

Mascotes da festa visitaram as Escolas Municipais, com diversas atividades lúdicas, destacando a importância da Festa para a economia da cidade, produção do leite, valores culturais do meio rural e suas interações com meio urbano.

Informações  Ipanews

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *