Eleitos delegados e propostas para a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

DSC04571 - Cópia DSC04551 - Cópia DSC04544 - CópiaDSC04549 - Cópia DSC04577 - CópiaMais uma vez o Conselho Municipal e a Secretaria de Saúde, com apoio da Prefeitura realizaram um evento com sucesso. Neste domingo, 09/07, foi promovida a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS), no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

Objetivo

A Conferência Municipal  de Vigilância em Saúde teve  como objetivo discutir e eleger propostas para as vigilâncias epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. A abertura do evento foi feita pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu, Nelson de Abreu. Também falaram na abertura solene a secretária municipal de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, o coordenador do setor de Vigilância em Saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) Manhumirim, Juliano Estanislau, bem como a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães.

Tema central

A palestra com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, foi dividida em eixos com abordagens da Diretora de Vigilância em Saúde, Dra. Maria Cristina Caldeira Duarte, Dra. Emilce Estanislau Muniz (coordenadora de Vigilância Ambiental), Dra. Maria Lúcia Gomes Dutra Rocha (coordenadora de Vigilância Sanitária) e Dra. Luane Mota de Sales (coordenadora de Vigilância Epidemiológica).

Grupos

Os eixos propostos foram discutidos em grupos de trabalho compostos por representantes dos usuários, trabalhadores em saúde, convidados, prestadores de serviço e governo municipal. Após uma ampla discussão foram definidas as propostas que seguiram para a plenária final da Conferência, sendo novamente discutidas e aprovadas para serem apresentadas na etapa estadual da Conferência em Belo Horizonte, a ser realizada até o dia de agosto.

Delegados eleitos

Foram eleitos os seguintes delegados para a etapa estadual da Conferência de Vigilância em Saúde: Jadir Nunes, Gleisa Otoni Dutra, Altamir João da Silva e Eleonora Maira Moreira (titulares e suplentes, respectivamente, representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS). Carlos Fernando Muniz e William Lima de Freitas (titular e suplente, representantes dos Trabalhadores em Saúde). Dra. Maria Cristina Caldeira Duarte e Sérgio Rabelo Mariano (titular e suplente, respectivamente, representantes dos Prestadores de Serviço e Governo Municipal).

Conferência Municipal de Saúde

Outro importante evento ligado à área da saúde acontece no dia 5 de agosto. A Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu, em sua 11ª edição terá como tema “SUS Manhuaçu: Acesso, Qualidade de Cidadania”. A Conferência terá eixos voltados para a discussão e debate da realidade do controle social no município. Como parte da preparação estão sendo promovidas reuniões locais em todos as unidades de saúde desde o mês de junho que culminarão com a pré-conferência agendada para o dia 14 de julho. A Conferência acontecerá no Centro Pastoral Bom Pastor, no bairro Matinha.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *