Manhuaçu participará da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em BH

conferencia_programaçãoA Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) promovem, de 10 a 12 de julho, a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher. Nesta primeira edição do evento o tema é “Saúde da Mulher: desafios para integralidade com equidade”. Manhuaçu terá quatro representantes no evento (Carmem, Viviane, Sulamita e Carla, eleitas na etapa municipal da conferência).

O evento, que irá acontecer no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), tem como objetivo propor diretrizes para a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda, a Conferência Estadual de Saúde da Mulher, é fruto das discussões e propostas apresentadas nas conferências municipais, realizadas no interior do estado e também nas plenárias dos movimentos populares e sociais organizadas pelo CES-MG, conselheiros e profissionais de saúde.

Além disso, especificamente nesta Conferência, preocupou-se em observar a paridade dos segmentos do controle social (50% usuárias, 25% trabalhadoras da saúde e 25% de gestoras e prestadoras de serviço), preocupando, sobretudo, com a observância do gênero: 70% das delegações são compostas por mulheres. É importante destacar que esta conferência é também uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que ocorrerá de 1º a 04 de agosto, em Brasília-DF.

O público estimado da Conferência é de, aproximadamente, 700 pessoas por dia – sendo que 70% será composto por mulheres, dentre delegadas eleitas nas conferências municipais; plenárias dos movimentos populares e sociais organizadas pelo CES-MG, conselheiras e profissionais de saúde e convidadas, conforme resolução do Conselho Nacional de Saúde.

A abertura oficial da Conferência será realizada na segunda-feira (10/07), a partir das 19h. Porém, a discussão da primeira mesa temática começa às 14h, debatendo “a situação atual do País e seus impactos na vida das mulheres”.

Com informações SES/MG

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *