Manhuaçu: Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado

drogas-mcu drogas-mcu-2 drogas-mcu-3A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Manhuaçu, e o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas) realizaram encontro especial em comemoração ao Dia Internacional de Combate às Drogas, nesta segunda-feira, 26 de junho.

Com a presença da Prefeita Cici Magalhães; Secretária M. de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório; representantes de instituições que atuam no setor, como conselhos, Proerd/ Polícia Militar e Igrejas, usuários atendidos pelos CAPS/ Manhuaçu, além da equipe da secretaria, o evento foi organizado no Centro Cultural.

Uma inovação apresentada neste encontro foi a ativa participação dos usuários atendidos pelos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria de Saúde de Manhuaçu. Eles conduziram vários momentos do encontro, em clima agradável, com muita interatividade entre os participantes, orientações, dinâmicas entre grupos e palestras.

Em Manhuaçu, as equipes do CAPS prestam dedicado serviço aos usuários, com total estrutura de atendimento para diferentes situações. O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

O CAPS AD, por exemplo, é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Os centros oferecem diversos atendimentos à população, com acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Além de apoiar os usuários, as famílias também recebem atendimento na busca de independência e responsabilidade para com o tratamento. São apoios que, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso do tratamento, pensando na pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *