AML entrega Comenda José Lins do Rego. Pe. Júlio homenageado

Academia de Letras Junho 2017 (11) Academia de Letras Junho 2017 (26) Academia de Letras Junho 2017 (27) Academia de Letras Junho 2017 (39) Academia de Letras Junho 2017 (41)Sessão solene realizada pela Academia Manhuaçuense de Letras (AML) lançou dois novos livros de autores de Manhuaçu, além de celebrar o 116º aniversário do Patrono da instituição, o escritor José Lins do Rego. A noite de sexta-feira ainda foi marcada por homenagens a personalidades que contribuem com a cultura e as artes.

A Comenda José Lins do Rego é entregue a personalidades e instituições que contribuem para a divulgação e apoio à literatura e às artes, como também, no engrandecimento da educação e cultura de Manhuaçu. A outorga é feita sempre no aniversário do nascimento do escritor José Lins do Rego, patrono da AML.

Mostrar um pouco mais da vida e obra de José Lins para o povo tem sido uma das propostas da Academia Manhuaçuense de Letras. Desde sua fundação, os acadêmicos decidiram homenagear o escritor como patrono da AML. A história mostra que foram apenas dois anos: de 1925 a 1926, o período em que o escritor paraibano José Lins do Rego morou na cidade de Manhuaçu. “Mas a cidade não o esqueceu”, garante o presidente da Academia, advogado Luiz Amorim.

A homenagem serve também para aproximar o público da trajetória e da obra do imortal da Academia de Letras que passou pelas terras manhuaçuenses.

Neste ano, receberam a comenda: o colunista do Jornal Tribuna do Leste, José Geraldo Barbosa, o Padre Jose Raimundo da Costa (Padre Mundinho) – pároco do Bom Pastor, o professor e músico Moacir Silva Correa – “Tikim” e o músico Fernando César Chequer.

Padre Mundinho destacou que foi “uma grande honra receber essa Comenda da Academia e só tenho a agradecer aos acadêmicos e enaltecer todo o trabalho que é feito pela Cultura”.

DOIS LIVROS

A noite também teve o lançamento de dois livros de autores manhuaçuenses: a estudante de Direito Nathalia Schetine lançou “Eterno Amor” e o analista de educação da Superintendência de Ensino de Manhuaçu Gessé Antônio de Souza com “A morada mais bonita que já se viu”.

O Presidente da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr. Luiz Gonzaga Amorim, considera que a sessão foi emocionante. “Ver a obra de José Lins do Rego que influencia até hoje a literatura nacional, promover o lançamento de obras de filhos de Manhuaçu, dois autores de gerações diferentes com um objetivo em comum”, avalia.

O escritor Gessé Antônio fala da satisfação em lançar o seu livro num evento tão grandioso para a cultura de Manhuaçu. “Foi um trabalho feito com muito amor. Foi garimpado nas entranhas da sala de aula, interpretando as angústias e os sonhos de professores e alunos. Esse livro é um produto que é dedicação, sangue, é uma obra de carinho e que desejo que atinja o coração de todos que o lerem”.

A estudante de Direito Nathalia Schettine agradeceu a Deus, ao Dr. Aluísio Garcia, ao professor Luís Sérgio e todos os meus familiares e namorado que acreditaram nesse projeto. “É um imenso prazer estar aqui representando a nova geração de poetas e poetisas brasileiras”.

HOMENAGEM AO PADRE JÚLIO

O presidente Luiz Amorim também ressaltou outro momento de muita emoção na reunião: a homenagem prestada ao Padre Júlio Pessoa Franco, pelo acadêmico Paulo Roberto de Magalhães Alves.

“Nutrimos uma admiração muito grande pelo homem, pelo sacerdote que ele é. O Padre Júlio é um homem puro. É a própria presença de Deus em nosso meio. Ele emana amor, caridade, felicidade para todos que convivem com ele” pontuou Amorim.

O acadêmico Paulo Roberto de Magalhães reforçou o carinho que todos nutrem pelo Padre Júlio. “Ao final, foi aplaudido de pé pelos acadêmicos e pelos visitantes. Tive o prazer de poder escrever um pouco dessa trajetória e a pessoa maravilhosa que é o nosso querido Padre Júlio. Espero que acompanhem a cartilha, as diretrizes que o Padre Júlio ensinou. É uma pessoa de Deus”.

Dr. Paulo relembrou os feitos do padre Júlio no ministério sacerdotal, mas também na comunicação.

Padre Mundinho faz questão de também elogiar a trajetória do Padre Júlio Pessoa Franco: “É um homem de visão que trabalhou muito pela comunicação. Temos que agradecer a Deus e a todo o empenho do Padre Júlio, que prestou um grande serviço a Manhuaçu e a toda a região”.

Manhuaçu: Dois corpos carbonizados encontrados em carro queimado em Sacramento

Os corpos de duas pessoas totalmente carbonizadas foram encontrados dentro de um carro incendiado numa lavoura na região do distrito de São Sebastião do Sacramento, na zona rural de Manhuaçu, nesta segunda-feira, 12/06.

Durante a tarde, trabalhadores encontraram um veículo totalmente carbonizado no meio de um cafezal no Córrego de São Sebastião da Cachoeira Alta.

Há corpos de duas pessoas dentro do veículo igualmente carbonizados. Inicialmente, estima-se que o incêndio tenha ocorrido há dias.

O veículo foi projetado para dentro do cafezal, fora da estrada de servidão, similar a uma saída de pista.

A Polícia Militar está fazendo levantamentos para identificar o que aconteceu. Pelas marcas de pneus e pés de café quebrados não dá para saber se foi acidente ou provocado.

O carro é um Space Fox, placa OVL 7458/Dourados-MS.

Perícia da Polícia Civil foi acionada.

Informações PM/Portal Caparaó

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *