1ª Conferência de Saúde das Mulheres de Manhuaçu tem excelente participação

DSC04462 DSC04464 DSC04469 DSC04471 DSC04475 DSC04488 DSC04489 DSC04492 DSC04493 DSC04502 DSC04504 DSC04507 DSC04508 DSC04510Foi realizada com sucesso e excelente participação de cerca de 200 pessoas a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Manhuaçu. O evento aconteceu no auditório da APAE na tarde desta quinta-feira, 1º de junho, com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

A etapa municipal da Conferência teve quatro eixos de discussão debatidos nos grupos de trabalho: a) O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; b) O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; c) Vulnerabilidades e equidades na vida e na saúde das mulheres; d) Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Abertura

A Conferência foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde responsável pela organização do evento juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (CMS) de Manhuaçu. Nelson de Abreu deu as boas vindas aos presentes falando do comprometimento do CMS com a saúde pública, reforçando a importância da presença dos conselheiros e usuários.

Para a prefeita Cici Magalhães, as discussões sobre saúde pública nas conferências e outros encontros é importante para reforçar a gestão da Secretaria Municipal de Saúde e buscar mais conquistas para a população usuária do SUS em Manhuaçu.

Dra. Karina Gama dos Santos Sales, secretária municipal de Saúde, destacou a relevância desta primeira Conferência organizada pela atual gestão, o empenho do Conselho de Saúde através de seu presidente e dos conselheiros, bem como membros da comissão formada para tal e, dos funcionários da Secretaria que se desdobraram para organizar o evento.

Compuseram a mesa ainda Marizy Vasconcelos (coordenadora da Atenção Primária em Saúde da SMS); Renata Luíza da Silva Alvarenga (coordenadora da policlínica municipal Dr. Jorge Hannas); Sebastião Braga de Souza (coordenador do CEAE, antigo Viva Vida); Roberta Mendes Von Rondow (palestrante); Giuzânia Gregório (secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social), Gena Clara Gil Alcon (secretária de Cultura) e Ana Lígia de Assis (diretora do Hospital César Leite).

Após a abertura solene aconteceu a apresentação da cantora Laila com dois números musicais. Em seguida a palestrante Roberta Mendes Von Randow, Mestre em enfermagem proferiu a palestra sobre o tema da Conferência.

Delegadas eleitas

Antes da eleição das delegadas para etapa estadual da Conferência foram formados grupos de discussão dos eixos citados anteriormente. As várias propostas entregues após a reunião dos grupos de trabalho serão apreciadas e três delas levadas para a etapa estadual. A junção das propostas foi aprovada pela plenária da Conferência. As delegadas eleitas para a Conferência estadual são: Carla Mendes Queiroz e Denise Aparecida Braga Jardim (titular e suplente representando os trabalhadores em saúde); Karina Gama dos Santos Sales e Sulamita Heringer (titular e suplente representando o Governo Municipal e prestador de serviços junto ao SUS); Representam os usuários do SUS: Carmem Lúcia Moreira Schwenck, Viviane Lopes do Carmo (titulares) e Maria do Carmo Cupertino Viana e Bianca Falco Ferreira (suplentes).

No dia 5 de agosto será realizada a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Manhuaçu. O evento já está sendo organizado pelo Conselho e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *